Objetos de Aprendizagens: desenvolvimento ou utilização
UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH
Os autores explicam que objetos de aprendizagem podem ter diferentes formatos e características. Desde que contextualizados e com proposta pedagógica definida, proporcionam situações de aprendizagem produtivas. Neste artigo visam a
(...) utilização de Objetos de Aprendizagem com crianças portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção, como forma de colaborar na detecção e no processo de ensino/aprendizagem de alunos com esse transtorno. São apresentados os principais conceitos relacionados ao TDAH, sobre o design pedagógico e OA, além de demonstrar uma proposta de desenvolvimento de objetos com características voltadas a crianças com esse déficit, para que esses possam minimizar as dificuldades de aprendizagem. (2010)
Zildomar Carlos Felix, Elvis Lopes de França, Priscila Alves Lima, Leonardo Pereira Rodrigues, Maria Eliane Sobrinho, Maria Trindade Santos Bezerra. Utilização de Objetos de Aprendizagem no Processo de Ensino/Aprendizagem de Crianças com TDAH. UFPA. UFRPE. 2010. Acesso em 14/05/2011 e disponível no link: Utilização de Objetos de Aprendizagem no Processo de Ensino/Aprendizagem de Crianças com TDAH
PRODUZINDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: o Uso do Software Educativo por Alunos com Dificuldades de Aprendizagem
Segundo os autores:
É propósito da Educação Inclusiva propiciar os mais diversos recursos para facilitar a aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais, e o uso da história em quadrinhos aliada ao uso da informática pode favorecer o desenvolvimento da leitura e da escrita. Este trabalho faz uma análise de uma proposta aplicada numa escola estadual no Estado do Paraná onde os resultados apresentam sensíveis avanços na aprendizagem. Objetiva-se com isso apontar a relevância da história em quadrinhos com ajuda da utilização da informática na produção de textos de alunos com dificuldade de aprendizagem. Efetivamente em qualquer situação e contexto a tecnologia faz parte do cotidiano do aluno atual e a história em quadrinhos serve como veículo de comunicação do aluno, lazer e fixação da leitura e escrita.
Neste artigo, os autores demonstram os resultados obtidos da aplicação do objeto de aprendizagem já existente e de conhecimento dos alunos. Em sua pesquisa, puderam notar que:
A produção de histórias em quadrinhos, com o uso dos softwares, foi coroado de êxito por ser um projeto que propiciou aos estudantes da sala de recursos uma boa ampliação dos seus conhecimentos, despertou o interesse pela leitura, facilitou a compreensão das HQs e forneceu a oportunidade de contato desses estudantes com a tecnologia moderna, através do laboratório de informática.
MORO, Maria Izabel; HUMMEL, Eromi Izabel; Histórias em Quadrinhos: o uso do software por alunos com dificuldades de Aprendizagem. Acessado em 15/08/2011 e disponível em: Histórias em Quadrinhos