Tecnologias Computacionais para TDAH
Programa de Pós Graduação em Informática - iNCE-UFRJ

Myriam Kienitz Lemos; Daniel Freitas dos Santos; Prof. Fábio Ferrentini

Testes para o Diagnóstico do TDAH


  • MAPA DO ZOOLÓGICO – CAPTURA COGNITIVA PARA DISFUNÇÃO EXECUTIVA

    No artigo desenvolvido, os autores descrevem o engenho computacional da seguinte forma:

    O Jogo Mapa do Zoológico, concebido para auxiliar no diagnóstico de disfunção executiva, foi inspirado no teste neuropsicológico chamado Teste do Mapa do Zoológico, contido na Bateria Behavioural Assessment of Disexecutive Syndrome (BADS), utilizada para avaliação do comprometimento da função de planejamento em quadros disfunção executiva.
    Esse teste, originalmente, é realizado em papel e apresenta 2 versões. Na versão 1 é apresentado um mapa onde locais obrigatórios devem ser visitados e regras específicas que devem ser seguidas. O paciente deve traçar uma estratégia válida para cumprir o percurso. A atividade avaliada nesse teste, primordialmente, é a capacidade de planejamento. Nessa versão o tempo é limitado em 10 minutos. A versão 2 do Teste do Mapa do Zoológico possui o mesmo trajeto e as mesmas regras específicas da versão 1, apresentando um percurso válido que deve ser seguido pelo paciente. O tempo de planejamento (intervalo de tempo para iniciar o percurso) é limitado a 15 (quinze) segundos e também é considerado na pontuação.
    O Jogo do Mapa do Zoológico utiliza o mesmo trajeto e os mesmos critérios/regras adotados no Teste do Mapa do Zoológico, implementando-as em 2 fases (2 visitas ao zoológico), equivalentes às versões 1 e 2 do teste neuropsicológico. Ambas as fases possuem regras e dificuldades específicas que serão pontuadas (positivamente ou negativamente). O jogador deverá determinar quais os melhores caminhos a percorrer, considerando as regras e critérios estabelecidos em cada fase do jogo. Caso alguma regra básica seja quebrada, o visitante será penalizado com uma multa (perda de pontos).(2004)

    Trata-se de um engenho computacional que se propõe a auxiliar neuropsicólogos na identificação detalhada de perfis cognitivos em portadores de TDAH, através da atividade de planejamento do Módulo de Captura Cognitiva para Disfunção Executiva implementado no jogo.

    ANDRADE, Leila; ARAUJO, Catia; MORATORI, Patrick; LIMA, Cabral; MATTOS, Paulo; FRANCO, Carlos; SOARES, Adriana. Mapa do Zoológico – Captura Cognitiva para Disfunção Executiva. UNIRIO / NCE – UFRJ / IPUB – UFRJ / IM/DCC/UFRJ. XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - UFAM – 2004. Acessado em 07/08/2011 e disponível em: Mapa do Zoológico – Captura Cognitiva para Disfunção Executiva

  • AMBIENTE VIRTUAL EM 3D NO AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO COGNITIVO

    O objetivo do trabalho desenvolvido pelos autores foi:

    Desenvolver uma interface gráfica para o Diagnóstico Cognitivo, um Ambiente Virtual para ajudar no acompanhamento de pacientes com provável Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
    O Ambiente Virtual em 3 dimensões proposto permite a interação do paciente através do desenvolvimento de atividades cotidianas que, uma vez propostas pelo especialista,serão avaliadas a priori quanto ao estímulo de suas cognições: coordenação motora, persistência, memorização, atenção, percepção, e, principalmente, a sua organização mental para percorrer as instruções que serão dadas pelo especialista em tarefas do dia a dia.
    O sistema foi construído com a linguagem VRML e terá como seu foco a análise sobre a desorganização ou falta de atenção apresentada no decorrer do dia ativo de uma pessoa.
    O VRML é uma linguagem de descrição de cenas 3D interativas e que descreve também um formato lógico de ficheiro que integra gráficos 3D e elementos multimídia.

    Os pesquisadores tem como proposta auxiliar no diagnóstico de pessoas com TDAH e sua abordagem é bastante interessante, pois trata-se, como afirmam os autores, de uma simulação da vida diária, na parte da manhã, de uma pessoa para assim analisar sua organização ou não na simulação de um ambiente cotidiano e familiar.

    DOMINGOS, Luciana I.; FRANCO, Carlos Alberto da Silva. Ambiente Virtual em 3D no Auxílio ao Diagnóstico Cognitivo. NCE /IM–UFRJ. Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – Brazil. Acessado em 07/08/2011 e disponível em: Ambiente Virtual em 3D no Auxílio ao Diagnóstico Cognitivo

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