Tecnologias Computacionais para TDAH
Programa de Pós Graduação em Informática - iNCE-UFRJ

Myriam Kienitz Lemos; Daniel Freitas dos Santos; Prof. Fábio Ferrentini

Apresentação


TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO AUXÍLIO AO APRENDIZADO DE PORTADORES COM TDAH

Desde que foram definidas as políticas de inclusão de portadores de necessidades especiais, as escolas vem enfrentando dificuldades em garantir o aprendizado dos alunos. Sem um planejamento adequado e estudos científicos essa convivência pode tornar o aprendizado dos alunos mais difícil, o que não é o ideal de inclusão.

Quando se convive com a problemática é impossível manter-se alheio. Muitas são as indagações sobre como lidar com a criança portadora de TDAH, respeitá-la e entendê-la. Na escola se apresenta o desafio de garantir o aprendizado de todos os alunos em uma classe além de entender o distúrbio frente ao desconhecimento e a desinformação das famílias e dos profissionais de educação. Em vista disso, é relevante o desenvolvimento de soluções que tragam conforto, motivação, aprendizado e alegria ao portador de TDAH e às pessoas que o acompanham diariamente.

Diante dessa perspectiva, após ampla pesquisa, apresentamos no menu ao lado as respectivas súmulas e objetivos dos trabalhos acadêmicos que tratam do desenvolvimento de tecnologias através de engenhos computacionais, aplicáveis às necessidades de portadores de TDAH tanto no diagnóstico do transtorno quanto no apoio ao aprendizado.