Tecnologias Computacionais para TDAH
Programa de Pós Graduação em Informática - iNCE-UFRJ

Myriam Kienitz Lemos; Daniel Freitas dos Santos; Prof. Fábio Ferrentini

Testes para Diagnóstico de Comorbidades


  • REDES NEURONAIS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: RASTREIO DE PESSOAS COM DISLEXIA.

    Neste trabalho os autores apresentam como objetivo principal

    a criação de um sistema computacional para rastrear pessoas na faixa etária entre 9 e 18 anos de idade com o dislexia e a comorbidade TDAH associada, visando o apoio ao diagnóstico.
    Contribuirá na identificação de indivíduos em risco de transtorno de dislexia e a comorbidade TDAH, como também na identificação daqueles indivíduos que merecem posterior investigação em unidades de saúde. (...) O estudo busca a inclusão educacional e social das pessoas portadoras do transtorno específico de leitura (dislexia) no sentido de melhorar as oportunidades educacionais das crianças e adolescentes. (2009)

    O sistema tem como base a tecnologia de rede neuronal e defende a sua utilização para o desenvolvimento de ferramental computacional que vise auxiliar, por meio de tecnologias, indivíduos portadores de TDAH.

    COSTA, Raimundo J. Macário; CRUZ, Sérgio Manuel Serra da, TOSTA, Frederico Oliveira; FILHO, Luís Alfredo Vidal, MOUSINHO, Renata. Redes neuronais e transtornos de aprendizagem: rastreio de pessoas com dislexia. COPPE/PESC – UFRJ. UEZO. FCM. Universidade Estácio de Sá. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro. 2009. Acesso em 07/08/2011 e disponível em: Redes neuronais e transtornos de aprendizagem: rastreio de pessoas com dislexia

  • ABORDAGEM COMPUTACIONAL NO SCREENING DA DISLEXIA E DO TDAH