Acessibilidade: pré-requisitos para jogos
-
UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Neste estudo o autor desenvolveu
(...) duas frentes principais, a primeira se preocupa em listar as necessidades que os deficientes possuem ao jogar e a segunda frente mira em estudar o que temos de melhor em acessibilidade para jogos no mercado. Por fim, pretende-se mostrar os conceitos descritos nesta monografia com a construção de um protótipo de um jogo acessível para deficientes motores e físicos. (2008)
Trata-se de um estudo detalhado e de grande valor informativo acerca do objetivo de diversos jogos virtuais comumente encontrados no mercado a disposição das crianças e dos jovens. Apresenta definições sobre diferentes tipos de deficiências e de acordo com as características específicas de cada, desenvolve uma classificação de requisitos que necessitam ser contemplados nos jogos, para que realmente atendam às necessidades especiais. Por fim desenvolve o jogo Brush Hero que se propõe a oferecer as adequações anteriormente citadas.
QUEIROZ, Marcelo Reis e Silva de. Um Estudo sobre o desenvolvimento de jogos para portadores de necessidades especiais. Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática. Recife. 2008. Acesso em 07/08/2011 e disponível em Um Estudo sobre o desenvolvimento de jogos para portadores de necessidades especiais