Tecnologias Computacionais para TDAH
Programa de Pós Graduação em Informática - iNCE-UFRJ

Myriam Kienitz Lemos; Daniel Freitas dos Santos; Prof. Fábio Ferrentini

Acessibilidade: pré-requisitos para jogos


  • UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

    Neste estudo o autor desenvolveu

    (...) duas frentes principais, a primeira se preocupa em listar as necessidades que os deficientes possuem ao jogar e a segunda frente mira em estudar o que temos de melhor em acessibilidade para jogos no mercado. Por fim, pretende-se mostrar os conceitos descritos nesta monografia com a construção de um protótipo de um jogo acessível para deficientes motores e físicos. (2008)

    Trata-se de um estudo detalhado e de grande valor informativo acerca do objetivo de diversos jogos virtuais comumente encontrados no mercado a disposição das crianças e dos jovens. Apresenta definições sobre diferentes tipos de deficiências e de acordo com as características específicas de cada, desenvolve uma classificação de requisitos que necessitam ser contemplados nos jogos, para que realmente atendam às necessidades especiais. Por fim desenvolve o jogo Brush Hero que se propõe a oferecer as adequações anteriormente citadas.

    QUEIROZ, Marcelo Reis e Silva de. Um Estudo sobre o desenvolvimento de jogos para portadores de necessidades especiais. Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática. Recife. 2008. Acesso em 07/08/2011 e disponível em Um Estudo sobre o desenvolvimento de jogos para portadores de necessidades especiais