Jogos de Treinamento de Funções Cerebrais
-
AUXILIO AO LETRAMENTO DAS CRIANÇAS COM HIPERATIVIDADE VIA INTERNET
Segundo as descrições dos autores do artigo de mesmo nome do tópico, neste jogo computadorizado foi utilizado as ferramentas gráficas RPG Maker e Blender que proporcionaram uma interface gráfica suficientemente atrativa para conseguir reter a criança em frente ao computador fazendo, assim, com que ela se aproprie da leitura atribuindo sentido ao que esta lendo para conseguir vencer os desafios e chegar ao final do jogo.
Outra característica do jogo desenvolvido, própria para reter a atenção de crianças hiperativas, é a exigência de muitas tarefas a serem cumpridas em um curto espaço de tempo. Além do mais foram providenciadas mudanças constantes no ritmo e no tipo de tarefa. De fato em cada tarefa foram empregados diferentes tipos de sons e de efeitos visuais, atendendo dessa maneira as recomendações da associação americana de psiquiatria para o planejamento de atividades destinadas à crianças com TDAH do tipo hiperativo/impulsivo.(2004)
Com fases e constantes tomadas de decisõs, a criança permanece atenta as atividades do jogo conseguindo compreender a narração da história, uma vez que ela própria é co-autora. O jogo proporciona ao jogador que interaja com os personagens na forma de solicitação de dicas para a conclusão dos objetivos do jogo. Ao interagir com os personagens para a realização das atividades, o jogador contextualisa as frases. À medida que o jogo evolui, as dicas se tornam mais complexas, aumentanto a dificuldade do jogo.
SILVA, Alessandro P.; NETO, Helio M.; SCARDOVELI, Terigi A.; OLIVEIRA, Heloisa A.D.; FRERE, Annie F.; Auxilio ao Letramento de Crianças com Hiperatividade Via Internet. Mogi das Cruzes. 2004. Acessado em 07/08/2011 e disponível em: Auxílio a Letramento das Crianças com Hiperatividade Via Internet