Tecnologias Computacionais para TDAH
Programa de Pós Graduação em Informática - iNCE-UFRJ

Myriam Kienitz Lemos; Daniel Freitas dos Santos; Prof. Fábio Ferrentini

Jogos para Desenvolver a Cognição


  • UM PROJETO ARQUITETURAL PARA SISTEMAS NEUROPEDAGÓGICOS INTEGRADOS

    Nesta dissertação de mestrado a autora propõe

    a construção de um modelo arquitetural para construção de um conjunto de plataformas e jogos computacionais capazes de atender e acolher em larga escala crianças que possuam atrasos no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas oriundos de diferentes grupos de risco. Especificar os requisitos teóricos e computacionais para o modelo dessas plataformas e para os jogos que farão parte de seu escopo. (2009)

    Consiste em um compêndio de virtualização de jogos elaborados originalmente em material concreto pela professora C.V. M. Marques e a elaboração de um framework que possibilite a virtualização de futuros jogos. Apresenta a articulação de diversas plataformas que visam o atendimento de crianças com necessidades especiais e fundamenta-se nas neurociências, neuropedagogia e nos estudos de Franco Lo Presti Seminério sobre o funcionamento da cognição humana.

    FERREIRA, Paula Andréa Prata. Um projeto arquitetural para sistemas neuropedagógicos integrados. 2009. 162 f. Dissertação (mestrado em informática). PPGI/NCE/UFRJ. Rio de Janeiro. 2009. Acesso em: 07/08/2011 e disponível no link: Um Projeto Arquitetural para Sistemas Neuropedagógicos Integrados

  •