Tecnologias Computacionais para TDAH
Programa de Pós Graduação em Informática - iNCE-UFRJ

Myriam Kienitz Lemos; Daniel Freitas dos Santos; Prof. Fábio Ferrentini

Desenvolvedores Internacionais de Jogos e Softwares para TDAH


  • BrainTrain (www.braintrain.com): A atenção e o treinamento da memória através do software BrainTrain tem sido usado desde 1985 para adultos e crianças com ADD / ADHD. Sua linha de software educativo TDAH inclui Log capitão, SoundSmart e SmartDriver. Estes programas abordam a atenção, memória, raciocínio, habilidades de escuta, controle de impulso, e direções a seguir.

  • S.M.A.R.T. Braingames (www.smartbraingames.com): S.M.A.R.T. Braingames combina jogos de vídeo divertido com análise de ondas cerebrais. Os sensores são colocados na superfície da cabeça para medir a atividade de ondas cerebrais. Se o jogador mantém o estado cerebral desejado, o jogo reproduz o vídeo sem problemas. Se não, a o controle do jogo diminui sua velocidade.

  • BrainBuilder 3.0 (www.toolsforwellness.com): BrainBuilder é um software de computador que avalia e constrói "processamento sequencial", ou a capacidade de recolher e organizar o que vemos e ouvimos. O programa BrainBuilder tem sete atividades: três se concentram no que ouvimos, três se concentram no que vemos, e uma se concentra na atenção da velocidade do processamento. O princípio subjacente de BrainBuilder é exercitar o cérebro para pensar mais claro, ser mais rápido seu processamento, com menos confusão, e uma melhor comunicação.

  • PlayAttention (www.playattention.com): PlayAttention vem com um capacete que lê os sinais cerebrais de foco e atenção. As ondas cerebrais captadas pelo capacete do PlayAttention controlam o jogo do computador. A mente do usuário torna-se, basicamente, o mouse ou joystick, e os jogos ensinam como melhorar o foco, ignorar as distrações, desenvolver a mem´ria, e se tornar mais organizado.

  • Cogmed (www.cogmed.com): Cogmed Working Memory Training é um programa baseado em software desenhado para crianças com ADD e ADHD. Cogmed afirma que 80 por cento de seus participantes tiveram uma melhora significativa em sua concentração e habilidade para resolver problemas. O programa de cinco semanas Cogmed treinador é suportada e conduzida em casa com atendimento telefônico.

  • Grey Olltwit Software (www.greyolltwit.com): Grey Olltwit (AKA Simon Hensby) começou a fazer software em 1996 para seu filho, que foi diagnosticado com TDAH com a idade de 12. Hoje, seu software de TDAH e jogos educativos estão disponíveis através de seu site. Hensby, que mora na Inglaterra, diz que seus programas são usados por mais de 8 milhões de pessoas em casas, escolas, faculdades e outras organizações ao redor do mundo. Seus programas educacionais englobam matemática, Inglês, ciências, geografia, música e muito mais