Ensino


Disciplinas e Seminários

Disciplinas

O Programa MOT C.N. é composto de disciplinas e de um ciclo de seminários de cunho técnico e gerencial a serem proferidos por conferencistas convidados. Dentre as disciplinas que fazem parte do programa, algumas são de cunho técnico em redes e outras de cunho técnico em suporte de sistemas operacionais e redes.

Abaixo você encontra a relação de temas abordados nas disciplinas do Programa MOT C.N.:

Temas Técnicos Ligados a Redes

Temas Técnicos em Suporte de Sistemas Operacionais e Redes Tema de Auxílio na Confecção da Monografia

Monografia de Final de Curso

O aluno que passar em todas as disciplinas, isto é, obtiver pelo menos conceito C em cada uma das disciplinas, estará apto a receber a declaração de conclusão do Curso de Extensão em Gerência de Redes de Computadores e Tecnologia Internet.

Para fazer jus ao certificado de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Gerência de Redes de Computadores e Tecnologia Internet o aluno precisará entregar a monografia de final de curso.

Poderá iniciar a Monografia de Final de Curso os alunos que cumprirem todas as 3 condições abaixo:

  • comparecer a pelo menos 85% das aulas de cada disciplina
  • obter pelo menos o conceito C em cada uma das disciplinas
  • ter rendimento acadêmico global igual ou superior a 2,0 (equivalente a conceito B)

A Monografia de Final de Curso é um trabalho individual e orientado por um professor escolhido pelo aluno (Orientador) ou indicado pelo Coordenador Acadêmico. O tempo máximo previsto para a confecção da Monografia é de 8 meses a partir do final de todas as disciplinas.

O aluno que não entregar a Monografia de Final de Curso dentro do prazo estabelecido, ou tiver o seu trabalho classificado como inadequado ou incompleto pelo Orientador, será considerado reprovado, perdendo direito ao certificado de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu).

Seminários e Palestras

O ciclo de seminários do Programa MOT C.N. tem por objetivo abordar temas estratégicos e equipamentos de comunicação e informática, enriquecendo a formação dos participantes, dando-lhes um preparo mais abrangente e permitindo-lhes analisar problemas reais com uma visão mais ampla.

Outro objetivo fundamental é fazer o participante travar conhecimento com autoridades, empresários, executivos e outros profissionais de destacada atuação na área de informática e particularmente na área de redes de computadores.

Nos seminários os participantes também ficam conhecendo as novidades das principais empresas de equipamentos e softwares da área de redes. Grandes empresas como Cisco, 3Com, Lucent, Novell, Extreme, Furukawa, Fluke e Contacta já ministraram palestras e mini-cursos para os alunos do Programa MOT C.N.