Modelos Mentais
Quem
não sabe pensar, não consegue fazer.
Quando você se vê diante de uma situação para a qual tem
uma estrutura de pensamento
apropriada,
naturalmente você lida com a situação.
Se alguém lhe pede para somar dois números, você pergunta quais são
os números, aplica
estratégia de pensamento
informa o resultado para a pessoa.
Se o tamanho dos números é maior do que você consegue tratar
mentalmente, você irá buscar
apoio externo,
como
papel
caneta
ou
uma calculadora,
para que
concretizar a tarefa.
Porém se
a
pessoa lhe pede para
calcular uma raiz quadrada e você não
se lembra da regra
não saberá o que fazer.
Isso em geral é o que ocorre quando estamos diante de uma
situação para a qual
não temos uma habilidade apropriada ou que está além dos limites das
habilidades atuais;
simplesmente não
sabemos o que fazer.
Em algumas situações,
temos habilidade bem
instalada
mas
é
preciso alguma calibração,
como quando dirigimos um carro
diferente,
e temos que nos ajustar
à
sensibilidade dos pedais e à posição dos
comandos do mesmo.
O
Conteúdo dos Modelos Mentais
O que pode conter um modelo mental?
Detalhando-se os possíveis conteúdos de um modelo mental, sabemos o que
procurar e como tornar possível uma situação ou atuação útil sobre os
nossos modelos mentais. Podemos ver isso como um
meta modelo mental,
isto é ,
um modelo para observar modelos
mentais e ter melhores opções de ação
se for o caso.
Quando você olha para algo, é capaz de fazer distinções,
isto é, identificar objetos e coisas individualizan- do-os em relação
a outros.
No nível concreto, essas distinções são mais ou menos padronizadas.
Todos sabemos o que é um CD, um
carro ou uma rua.
Algumas pessoas fazem uma
distinção mas
sem reco- nhecer a utilidade de
algo,
como uma pessoas que mora
em uma fazenda e não
sabe o que é ou para que serve um DVD.
No nível abstrato, as distinções que uma pessoa
faz podem
ser muito diferentes. Um psicólogo freudiano, por exemplo, sabe
distinguir entre ego, id e superego, enquanto que um psicólogo junguiano por
exemplo, distinguiria o
inconsciente coletivo.
Um chaveiro ao tentar abrir uma porta,
ou um mecânico ajustando
o motor,
certamente
pensam
em
certas possibilidades que um leigo
no assunto não pensaria.
Este é o primeiro ingrediente de um modelo mental: as
distinções que ele
possibilita.
Se algo existe, mas
não temos essa distinção configurada em nossos modelos,
teremos
dificuldades
de
pensar a
respeito.
A Ciência Cognitiva
trata o
assunto
modelos mentais
por diversos
ângulos
e
conceitos.
Para
entender
e
aprender um pouco
mais sobre o assunto clique no link
abaixo.
Johnson-Laird, Girotto,V., Legrenzi, P., 1998. Mental models: a gentle guide for outsiders (Veja comentários em Seminários)
Gomes de Sousa,
C.M.S., Moreira, M.A., 2000. A Causalidade Piagetiana e os Modelos
Mentais: Explicações sobre o Funcionamento do Giroscópio. Revista
Brasileira de Ensino de Física -Vol.
22 - no 2. http://sbf.if.usp.br/rbef/Vol22/Num2/
Além da Detecção de Modelos Mentais dos Estudantes: Uma Proposta Representacional Integradora. (Beyond the detection of students´ mental models. An integrative representational approach).
Greca,
I.M., Moreira, M.A., 2002. Investigações
Em Ensino de Ciências (Investigaciones en Enseñanza de las Ciencias;
Investigations in Science Education)
Donald A . Norman - Universidade da Califórnia, San Diego. http:www.geocities.com/modelos_mentais/menus.htm
Capturando e Modelando
os Processos de Mudança Conceitual
- Stella
Vosniadou -
Universidade de Atenas, Grécia - Universidade de Illinois em Urbana-Campaign, EUA
Learning e Instruction -
Vol. 4, pp 45-69, 1994
The University of Birmingham - England - April 1997 http://www.cs.ucl.ac.uk/staff/a.sasse/thesis/Frontpage.html
Tese de doutorado na área de HCI
Knowledge and
Mental Models in HCI - Amir Khella - September 2002
http://www.cs.umd.edu/class/fall2002/cmsc838s/tichi/printer/knowledge.html
Voltado para o campo de HCI
Mental Model
Analysis - Capitulo contido em: Strategies for Assessing Learning
Effectiveness
by Constance A. Steinkuehler & Sharon J. Derry University of Wisconsin–Madison
2001
http://www.alnresearch.org/HTML/AssessmentTutorial/Strategies/MentalModels.html
site do tutorial completo: http://www.alnresearch.org/HTML/AssessmentTutorial/
Ultra resumido, mas faz um link com mapas conceituais. Capitulo que faz
parte de um tutorial.
Mental Models
Website - Ruth Byrne - http://www.tcd.ie/Psychology/Ruth_Byrne/mental_models/
Site tratando sobre modelos mentais com brevíssimo resumo e indicação de
centenas de artigos sobre o assunto.
Mental Models:
A Survey (1990)
Karl B. Schwamb - http://www.isi.edu/soar/schwamb/pubs.html
Modelos
Mentais em Revista
http://www.geocities.com/modelos_mentais/
Tem links, artigos, listas e traduções sobre cognição e modelos mentais.
Boa referência.
Modelos
Mentais - Marco Antonio Moreira - Investigações em Ensino de Ciências
(Investigaciones en Enseñanza de las Ciencias; Investigations in Science
Education)
Vol.1, N·3, dezembro de 1996. http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/N3/moreira.htm
Uma das melhores referências sobre o assunto.
Representações
Mentais dos Alunos em Mecânica Clássica: Três Casos.
Marco Antonio Moreira - Maria do Carmo Baptista Lagreca - Investigações em
Ensino de Ciências
Vol. 3, N. 2, agosto de 1998. http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/
Tipos de
Representações Mentais Utilizadas por Estudantes de Física Geral na Área
de Mecânica Clássica e Possíveis Modelos Mentais nessa Área - Maria do
Carmo Baptista Lagreca, Marco Antonio Moreira - In Revista Brasileira de
Ensino de Física - Vol. 21 - no 1 - 1999
http://sbf.if.usp.br/rbef/Vol21/Num1/
Um Estudo de Modelos Mentais - Tarciso Borges (A study of mental models) - 1997 http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol2/n3/borges.htm