Ministério da Educação Ordem e Progresso
Universidade Federal do Rio de Janeiro
GINAPE
Trabalhos dos Alunos nas Disciplinas do Curso
2003

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO

  • Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem?
  • Patrick Barbosa Moratori

    O objetivo deste trabalho é fazer uma explanação sobre a aplicação dos jogos educativos com o auxílio de tecnologias computacionais, dando ênfase no porquê de sua utilização, baseado na problemática de se obter um processo de desenvolvimento cognitivo que seja dinâmico e desafiador aos aprendizes explorando suas múltiplas competências, integrando-os como peças-chave no processo de ensino aprendizagem.



    2002

    MODELAGEM E ENSINO

  • Criação de Página web contendo informações introdutórias aos conceitos de modelagem, simulação, concepções espontâneas e modelos mentais.
  • Turma Modelagem Cognitiva e Educação

    Este site pode ser visto como material complementar ao desenvolvido pela turma de 1997 desta disciplina (Clique aqui para acessar).



    INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO

  • O Estado da Arte da Utilização de Informática no Ensino de Física nas Escolas de Educação Básica do Rio de Janeiro
  • Cesar Augusto Rangel Bastos

    O presente trabalho pretende investigar o atual estado da arte da utilização de informática no ensino de Física nas escolas de educação básica do Rio de Janeiro, com ênfase nos aspectos da utilização da informática no currículo do ensino de Física, na forma como são escolhidos os softwares educativos, e na influência da internet nos cursos de Física.



  • Cursos de Graduação na Modalidade EAD: Estão Preparados para os Usuários Virtuais?
  • Raphael Perret Leal

    Este trabalho traça uma análise do atendimento via internet (na web e por e-mail) dos cursos de graduação à distância do Brasil. Foi simulada uma situação que exigia a busca por informações nos sites das universidades sobre temas relacionados diretamente aos cursos, como inscrições, vestibular e metodologia das aulas.



  • EAD: das intenções às realizações. Justificativas para o uso de Ferramentas de Comunicação para Ensino à Distância: Um convite à reflexão e uma sugestão para classificação
  • Ilan Chamovitz

    As justificativas apresentadas para a utilização das Ferramentas de Comunicação para Educação à distância vem sendo utilizadas para reforçar a opção por cursos à distância e também para "aproveitar os seus benefícios" em cursos presenciais, ganhando assim, a suposta "melhoria de qualidade de serviços", tão necessária e importante para o mercado atual. Para avaliarmos a coerência de afirmações tais como "O uso da ferramenta promoveu a construção de conhecimento" precisamos, antes de tudo, listar e classificar estas justificativas. O trabalho se propõe a apresentar as justificativas para o uso de ferramentas de EAD nestas situações que aparecem em trabalhos constantes nos Anais dos Simpósios Brasileiros de Informática na Educação de 1999, 2000, 2001. Sugere uma classificação e convida o leitor ao exercício de reflexão: A partir das intenções apresentadas, percebemos realizações? Esta classificação poderá servir para que, em num próximo momento, através de uma investigação mais profunda, avalie-se até que ponto os motivos apresentados devem continuar justificando a sua utilização.

    [Não Disponível]

  • Treinamento Corporativo através da Internet
  • Maria Teresa Andrade de Gouvêa

    Neste trabalho, abordaremos o e-Learning referente ao treinamento em organizações empresariais baseado na Internet (WBT - Web Based Training). Inicialmente apresentaremos o conceito de e-learning, em seguida descreveremos o papel do treinamento nas empresas e sua transformação com o uso da Internet, os benefícios e criação de uma estratégia para o e-learning, justificativa para implementação deste programa nas empresas e números que refletem a realidade desse mercado no Brasil. Por fim, apresentaremos as considerações finais baseadas nas informações obtidas em entrevistas com algumas empresas brasileiras que implementaram o e-learning: Xerox, Petrobrás, Telemar, Carrefour e Brasil Telecom

    [Não Disponível]

  • O Processamento Automático de Voz e Sua Importância Para os Deficientes Motores
  • Diogenes Santos de Cerqueira

    Um breve estudo da evolução dos sistemas de reconhecimento automático de voz, histórico, características fisiológicas observadas, tecnologias empregadas, empresas e instituições envolvidas nas pesquisas, avanços significativos, até uma visão do estado da arte neste início do século XXI dos sistemas que reúnem hardware e software para o reconhecimento e processamento de comandos através da voz humana. É dado um destaque especial para o trabalho do professor José Antonio dos Santos Borges do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, com o desenvolvimento do software MOTRIX para o uso de computadores por deficientes motores.

    [Não Disponível]

  • Grupos de Trabalhos de Informática Aplicada a Educação Especial
  • Carlos Roberto França

    Este trabalho tem por objetivo relatar a atuação dos grupos de pesquisadores em Informática aplicada a educação especial no Brasil. Está sendo feito um levantamento sobre as deficiências : Visual, Auditiva Motora, Paralisia cerebral e deficiências na área cognitiva. Teremos uma breve introdução sobre cada uma das deficiências nos pontos de vista clínico, social e educacional. Em seguida, será levantado os trabalhos na área computacional dentro de cada uma das deficiências discutidas. Nesta fase espera-se catalogar os trabalhos mais importantes - prontos ou em elaboração - dando-se uma visão técnica sobre os aspectos e implicações de cada projeto. Neste levantamento, procuro sintetizar as ferramentas mais usadas ou com potencial para vir a ser. Relato no capítulo final a relação dos profissionais das áreas de Educação e Saúde com os recursos computacionais e algumas propostas para melhorar a vida dos deficientes a partir da utilização dos recursos disponíveis.

    [Não Disponível]

  • O Modelo de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele e Possíveis Contribuições ao Ensino da Geometria Dinâmica
  • George de Souza Alves

    Este trabalho pretende abordar a importância de se enfatizar cada vez mais os temas relacionados à geometria euclidiana nas aulas de matemática do ensino fundamental e médio e apresentar o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele. Além disso, será apresentado e discutido um estudo quantitativo sobre o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos concluintes de cursos técnicos da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, a partir de testes de Van Hiele elaborados pela equipe do Projeto Fundão - Setor Matemática (UFRJ) , abordando tópicos sobre quadriláteros. Finalmente será apresentada uma pequena exposição sobre a importância do uso do computador na educação, alguns paradigmas sobre a utilização de softwares educativos e possíveis contribuições dos softwares de geometria dinâmica ao modelo de Van Hiele.

    [Não Disponível]

  • Averiguação dos resultados obtidos pelos professores-alunos que fizeram cursos no Núcleo de Tecnologia Educacional Rio
  • Sandro de Azambuja

    O objetivo principal do trabalho foi averiguar, através de entrevistas e visitas, quais foram os resultados obtidos pelos professores da rede pública, estadual e municipal, que completaram os treinamentos existentes no NTE Rio I localizado na Escola Estadual Amaro Cavalcanti - Catete - Rio de Janeiro. O trabalho torna-se importante pois não existem informações disponíveis no PROINFO, demonstrando a existência de um acompanhamento das saídas geradas pelos treinamentos oferecidos pelos NTEs.

    [Não Disponível]

  • Modelagem Dinâmica Computacional e o Currículo Escolar Rio
  • Renata Pinheiro Cardoso

    Este trabalho destina-se a discutir questões relativas ao uso da Modelagem Computacional em ensino (particularmente o ensino de Ciências). Assim, são apresentadas algumas ferramentas de modelagem utilizadas neste contexto (seus métodos, objetivos e aplicações) , bem como algumas atividades para introduzir o uso deste ferramental em turmas do segundo segmento do ensino fundamental.

    [Não Disponível]

  • Modelagem Dinâmica Computacional e o Currículo Escolar Rio
  • Gisele Dornelles Pires

    O presente trabalho procura analisar a centralidade da informação para a constituição da cidadania no mundo contemporâneo. O ponto de partida é a reflexão sobre a sociedade da informação como elemento de transformação social e a natureza recíproca do processo educativo, elemento fundamental para a realização de inclusão digital.Uma reflexão sobre os aspectos sociais no Brasil procura mostrar os contrastes que causam a desigualdade brasileira e dificultam o Brasil de entrar definitivamente na sociedade da informação global. Finalmente apresenta as propostas governamentais de Inclusão Digital citando algumas ações isoladas de Inclusão digital realizadas a nível local com eficiência.

    [Não Disponível]

  • Os desafios da informática na educação no contexto socioeconômico brasileiro: o caso do ensino público
  • Priscilla Loureiro Medeiros

    Este trabalho aborda os desafios da informática na educação no contexto socioeconômico brasileiro, analisando particularmente o caso do ensino público. Sob a ótica da sociedade da informação e do conhecimento, discute educação, cidadania e trabalho, assim como a infra-estrutura necessária à adoção da informática na educação, propondo ainda uma aliança de interesses entre a alfabetização digital e a funcional. Apresenta a necessidade da transição do modelo comunicacional utilizado na escola tradicional, tendo em vista a emergência do computador como ferramenta de ensino-aprendizagem. Debate o papel do Estado na informatização da educação pública no Brasil diante do atual cenário do ensino público, apontando possíveis formas de financiar a introdução de novas tecnologias na educação.

    [Não Disponível]

  • Atividades Comunicativas Baseadas na Internet: Uma Nova Proposta para o Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa
  • Miriam Santos Pires

    O trabalho apresenta o mini-curso 'Web-based communicative activities", que foi concebido tendo como alvo futuros professores de inglês. O curso teve como objetivo levá-los a uma reflexão crítica a respeito do uso da Internet no ensino/aprendizagem de língua inglesa, tanto em sala de aula como no contexto de Educação a Distância (EAD). Esse mini-curso foi hospedado na Plataforma Pii, projeto dos pesquisadores do Grupo de Informática Aplicada a Educação - GINAPE do NCE/UFRJ. Esse ambiente interativo para a EAD está sendo desenvolvido para ter a forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas são idealizadas, projetadas e depuradas segundo as necessidades relatadas por seus professores/administradores e usuários. O trabalho relata essa experiência através de uma discussão sobre os processos de desenvolvimento, implementação e apresentação desse mini-curso hospedado nessa plataforma.

    [Não Disponível]

  • Etnomatemática: Uma tendência para a transformação do ensino da Matemática
  • Solange Altoé de Moura

    Resumo: Este presente estudo aborda o tema Etnomatemática enquanto programa de pesquisa relevante a Educação nos dias atuais. Primeiramente é colocada a relação entre a matemática e a educação. Em seguida, é realizado um estudo sobre Educação Matemática, enquanto movimento contemporâneo que vislumbra maior qualidade de ensino, procurando relacionar o conteúdo matemático à realidade. Assim, a Etnomatemática tenta encontrar seu espaço e é dissertada enquanto conceito, seguindo a apresentação da pesquisa de campo que procura investigar junto a educadores, o conhecimento do tema em questão e experiências advindas do mesmo. Na conclusão, é ressaltada a importância da mudança de pensamento de professores, em relação a sua formação, buscando sempre a melhoria do ensino da Matemática.

    [Não Disponível]

  • Ciências Cognitivas: Uma Introdução
  • Renato Raposo e Francine Vaz

    A ciência cognitiva é uma área em constante crescimento, o que se deve em grande parte ao interesse de várias linhas de pesquisa envolvidas, que temum grande campo de atuação. Para suportar esta ciência é preciso levar em consideração conceitos de diversas áreas, como a Psicologia, Filosofia, Inteligência Artificial, Lingüística, Antropologia e a Neurociência. A página www.ciencognitiva.hpg.ig.com.br tem como objetivo introduzir aspectos importantes dessa ciência, falando das várias áreas que ela engloba e dando ênfase as aplicações educacionais. Não nos preocupamos em abordar profundamente os assuntos apresentados, mas oferecer uma bibliografia vasta (livros, artigos, páginas da internet, etc.) para que as pessoas interessadas no assunto possam encontrar um embasamento na página e poder aprofundar o seu conhecimento através dos vários links (comentados) oferecidos



  • Sistemas Tutores Inteligentes
  • Raimundo José Macário Costa

    O objetivo deste trabalho é apresentar um tutor de Sistemas de Tutores Inteligentes (STIs) disponíveis na Internet. Ao mesmo tempo ressaltar as contribuições da Inteligência Artificial e da engenharia de software na construção de STIs, considerando os seus aspectos pedagógicos. Aborda-se inicialmente a Informática na Educação com uma aproximação aos aspectos da Inteligência Artificial aplicada a este campo de trabalho, para em seguida fazer uma apresentação concisa sobre os Tutores Inteligentes.



  • [Título]
  • Ana Bonfim

    Busca-se estudar e apresentar pressupostos que permitam a criação e gestão de comunidades de aprendizagem nas organizações utilizando a Telemática - as Comunidades Virtuais de Aprendizagem nas Organizações. Persegue-se esse objetivo por meio do resgate de conceitos e história de Educação a Distância no Brasil e no mundo; pela descrição dos critérios fundamentais para produção de material didático e construção de site para fins educacionais e pelo estudo do processo de propagação da aprendizagem, principalmente em comunidades e em organizações que aprendem. Por fim, apresenta-se um modelo de comunidade virtual de aprendizagem, sua implantação e avaliação no contexto de uma organização empresarial.

    [Não Disponível]

  • Avaliação de Aprendizagem em Educação a Distância baseada na WEB: Uma revisão bibliográfica
  • Gianna Oliveira Bogossian Roque

    Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica dos diversos aspectos da avaliação de desempenho dos alunos nos cursos a distância baseada na WEB, analisando alguns critérios de avaliação, abordagens pedagógicas e mecanismos de comunicação utilizados no processo de ensino-aprendizagem de cursos em EAD. São apresentadas também as estratégias avaliativas de instituições de ensino credenciadas pelo MEC e, ao final, é sugerido um framework para o planejamento da avaliação do aluno em cursos a distância.

    [Não Disponível]

    1997

    MODELAGEM E ENSINO

  • Criação de Página web contendo informações introdutórias aos conceitos de modelagem, simulação, concepções espontâneas e modelos mentais.
  • Luizianna Rezende, Carmen Pimentel e Almir Silveira



    NCE/UFRJ 2011