Ensino



DBM Professional


Estrutura do Curso

Inscrição, Seleção, Matrícula

O processo de admissão ao Programa DBM inclui o preenchimento de um formulário de inscrição e uma entrevista pessoal com o Coordenador Acadêmico e o Gerente Executivo. A experiência do candidato e o cargo que ocupa na empresa em que trabalha são alguns dos fatores levados em consideração por ocasião da seleção. O candidato deve ser portador de diploma obtido em curso de nível superior. A decisão final quanto à aceitação do candidato é tomada pela Comissão de Seleção.

A matrícula é efetivada através da assinatura de um contrato de prestação de serviços entre o candidato, ou a empresa a que pertence, e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Centro de Ciências e Matemáticas da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FCCMN.

O valor do curso inclui todas as despesas com material didático, livros pelos professores, café da manhã, almoço e coffee breaks.

Horários, Carga Horária

O Programa DBM Professional tem duração aproximada de 12 meses, onde são ministradas mais de 360 horas de aulas. Aproximadamente um terço das atividades acadêmicas são dedicadas a temas ligados à estratégia e marketing direto. Dois terços das atividades são dedicados a temas ligados à tecnologia da informação aplicada ao marketing.

Para cada hora de trabalho em sala de aula, o participante do Programa DBM Professional deve dispor de uma hora e meia extra classe, dedicada à confecção de exercícios, estudo e reflexão dos temas abordados no programa.

Abaixo você confere a tabela de atividades de um dia típico do Programa DBM Professional.

ManhãTarde
HorárioAtividadeHorárioAtividade
07:30- 08:00Café da Manhã12:15 – 14:00Almoço
08:00 – 10:001ª sessão14:00 – 16:003ª sessão
10:00 – 10:15“Coffee Break”16:00 – 16:15“Coffee Break”
10:15 – 12:152ª Sessão16:15 – 18:154ª Sessão

Aulas, disciplinas e seminários

O treinamento profissional oferecido pelo Programa DBM Professional é baseado no estudo de temas estratégicos. Alguns são ministrados em forma de workshop, outros são ligados à elaboração de estratégias competitivas e de marketing, há os que abordam aspectos relacionados à análise de investimentos e os que tratam do uso estratégico da tecnologia da informação.

Veja abaixo os principais temas abordados pelas disciplinas do programa DBM Professional:

Temas Ligados à Estratégia Competitiva e Marketing

  • Estratégica Corporativa em Mercados Competitivos
  • Estratégia e Planejamento de Marketing
  • Marketing Direto e de Relacionamento
  • Mídias de Comunicação Direta
  • Pesquisa de Marketing
Temas Ligados à Estratégia Financeira
  • Análise de Investimentos para Database Marketing
  • Orçamentos, Custos e Controles em Database Marketing / CRM
Temas Ligados à Tecnologia da Informação Aplicada ao Marketing
  • Infra-estrutura de Comunicação de Dados para E-Commerce
  • Marketing Interativo e E-Commerce
  • Banco de Dados e Modelagem de Dados
  • Data Mining
  • Estatística Computacional: Análise Exploratória de Dados
  • Estatística Computacional: Ferramentas para Clusterização e Previsão
  • Inteligência Computacional Aplicada ao Marketing
Seminários
  • O Ciclo de seminários e estudo de casos do Programa DBM traz para a sala de aula a experiência prática de profissionais que se destacam no uso de informações armazenadas em banco de dados para alavancar as estratégias de negócio.