Fundamentação
teórica
Pensou-se
na possibilidade de se construir um sistema de modelagem que pudesse
ser utilizado por alunos mais jovens, e a solução
óbvia foi o desenvolvimento de um sistema que, sem
a utilização de números ou equações,
animasse diagramas causais
na tela do computador.
A
história do VISQ
Ogborn
(1990), da Universidade de Londres, foi o primeiro a conceber um
sistema para modelagem semi-quantitativa, tendo como base a matemática
das redes neurais. Ao rodar o modelo, o usuá rio visualiza
níveis verticais em movimento dentro de caixas que representam
variáveis de um modelo. O Professor Arion de Castro Kurtz
dos Santos trabalhou com o Professor Jon Ogborn, pelo período
de 4 anos, e produziu, em 1992, uma tese de doutorado intitulada
Computational Modelling
In Science Education: A Study of Students’ Ability to Manage
Some Different Approaches to Modelling . O professor Arion participou
ativamente como membro do grupo que desenvolveu o programa IQON,
além de ter sido a primeira pessoa que utilizou esse sistema,
em nível de pesquisa, com alunos da escola secundária
Inglesa.
A
versão original de IQON, utilizada pelo professor Arion,
foi desenvolvida em SmallTalk, e podia ser executada apenas em computadores
Macintosh, exigindo 4 MB de memória RAM. Esta versão
era muito limitada em termos gráficos e incompatível
com os sistemas operacionais recentes, sendo inviável, atualmente,
sua utilização.
O
Projeto "Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais
para o Aprendizado Exploratório de Ciências",
financiado pelo PADCT, CNPq e FAPERGS, teve como uma de suas atividades,
a programação de uma versão implementada e
modernizada de IQON. Como coordenador do projeto o professor Arion
orientou os Bolsistas Marcelo Resende Thielo (FAPERGS) e Ana Alzira
Kleer (CNPq) no desenvolvimento dessa versão, que recebeu
o nome de VISQ (acrônimo para Variáveis que Interagem
de modo Semi-Quantitativo).
VISQ pode ser utilizada indistintamente nos computadores ‘Macintosh
Quadra 605’, bem como nos compatíveis IBM-386, o que
viabiliza o uso no Brasil. Apresenta saída gráfica
que permite a comparação de várias variáveis
ao mesmo tempo, representadas em diferentes cores e também
possibilita a visualização de diagrama de fase, o
que não era possível na versão original. O
programa permite a criação de hipertexto associado
a cada variável, onde o usuário pode definir "hotwords".
Em operações de gerenciamento de arquivos, o programa
apresenta uma interface avançada. Atualmente, temos desenvolvido
material instrucional para o ensino de Ciências, tendo como
base o novo programa, com enfoque em Educação Ambiental.
Texto
extraído integralmente de
http://www.sf.dfis.furg.br/profecomp/15.htm
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