Resumo |
O computador e a internet têm um potencial enorme para serem usados como ferramentas de apoio para educação. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados ao se utilizarem as informações disponíveis na Web para fins educacionais ou científicos. Já existe uma série grande de atividades educacionais disponíveis usando a Web, tais como: Estudos de caso, Debates, Discussões, Viagens virtuais, Tutoriais, Simulações, Investigações e Prática e Teste.
Neste cápitulo exploramos o uso de websites para educação segundo uma visão de Tom March, que identificou 6 classes de atividades: Explorador de Tópicos, Caça ao Conhecimento, Provador de Assuntos, Intuição Reflexiva, Construtor de Conceitos e Webquest.
Atividade | Número de Websites |
Perguntas? | Características |
---|---|---|---|
Explorador de Tópicos | Variável | Não | Espera-se que os estudantes adquiram conhecimento ao visitar os websites indicados. |
Caça ao Conhecimento | 10 a 15 | Sim | Os professores guiam os estudantes para páginas úteis ao colocarem uma questão chave para cada página. |
Provador de Assuntos | ~6 | Sim | Os estudantes devem responder as atividades propostas a partir de perspectivas pessoais. |
Intuição Reflexiva | 1 ou mais | Grandes questões | Os estudantes devem olhar o assunto sob diferentes perspectivas e refletir sobre o mesmo, baseados em suas experiências pessoais. |
Construtor de Conceitos | 2-3 | Sim | Os estudantes devem aprender conceitos além de definições concretas, através de exemplos que os levem a olhar detalhes, comparações e contrastes. |
Webquest | Variável | Sim. Tarefas | Os estudantes devem dominar tópicos complexos e aprenderem a trabalhar em colaboração resolvendo problemas reais. |
O uso destas atividades pressupõe a construção de websites pelo educador. Por esta razão foi apresentado um curso básico sobre a linguagem HTML, algumas informações sobre Javascript e são feitas algumas sugestões sobre a construção de Websites.