Webquest
para se engajar no pensamento crítico

Os professores escolhem este formato quando:

  • Querem que os estudantes lidem com questões grandes e complexas.
  • Os estudantes poderiam se beneficiar do ensino cooperativo.
  • O assunto requer uma compreensão mais profunda.
  • Os estudantes seriam beneficiados por uma experiência de aprendizado do mundo real.

            A Webquest, definida por Bernie Dodge, é uma atividade orientada para a indagação na qual a maior parte ou toda a informação usada pelos estudantes é obtida a partir da Web. Os "Webquests" são pensados para usar bem o tempo dos estudantes, para focar sobre o uso da informação em lugar de procurar por ela e para apoiar o pensamento dos estudantes em níveis de análise, síntese e avaliação. O modelo foi desenvolvido, na Universidade de San Diego State, por Bernie Dodge e Tom March a partir de 1995.

            Quando além de aprender fatos, se conectar emotivamente, ou desenvolver conceitos, é tempo para por todos juntos e entrar num assunto nebuloso, os seus estudantes estão prontos para uma Webquest. Basicamente, uma Webquest é uma atividade de perguntas que apresenta a grupos de estudantes uma questão central e tarefas relacionadas. O acesso a Web (e a outras fontes) fornece abundante material, a partir do qual grupos de estudantes colaborativos constroem significados. O processo de aprendizagem inteiro leva a promover um pensamento de alto nível. Os produtos dos Webquests são usualmente liberados para o mundo para que haja algum tipo de feedback real.

            Todos os estudantes começam aprendendo algum conhecimento básico comum e depois são divididos em grupos. Nos grupos, cada estudante ou par de estudantes tem uma função em particular, tarefa ou perspectiva a dominar. Eles se tornarão especialistas sobre um aspecto do tópico. Quando as funções se juntam, os estudantes devem sintetizar seu aprendizado através da finalização de uma tarefa transformativa tal como mandando mensagens para congressistas ou apresentando sua interpretação a especialistas reais no tópico.

            Quando desenhando uma Webquest, é melhor escolher um tópico que seja ou grande, ou complexo ou controvertido. Eventos correntes, questões sociais e sistemas ambientais, etc. tudo funciona bem. Também algo que requeira avaliação ou hipóteses cientificas que envolvam uma variedade de interpretações. Os assuntos escolhidos deveriam ter pelo menos duas visões controversas. Sugestões de vários formatos comuns de Webquests podem ser encontradas em [3]. A razão da Web ser tão crítica é porque oferece uma amplidão de perspectivas e pontos de vista que são usualmente necessários para construir significados sobre tópicos complexos. Os estudantes se beneficiam de ter acesso a uma ampla variedade de recursos da Web, de modo que eles podem explorar e entender o sentido das questões envolvidas na disputa.

            Não existe uma fórmula pronta para a criação de webquests, mas pode-se indicar um caminho composto por nove fases (extraídas do texto "Como criar uma Webquest" que foi baseado nos trabalhos de Bernie Dodge - disponível em http://www.webquest.futuro.usp.br/como/comocriar.html). Estas fases são:

    Fase 1: Defina Tema e Fontes de Informação
    Fase 2: Reveja as Instruções do Gabarito da página
    Fase 3: Delineie a Tarefa que os estudantes farão
    Fase 4: Determine as Fontes de Informação
    Fase 5: Estruture o Processo e Recursos
    Fase 6: Escreva a Introdução
    Fase 7: Escreva a Conclusão
    Fase 8: Finalize a Primeira Versão
    Fase 9: Revise a sua Webquest

    PRÓS:

  • O objetivo é aprendizagem específica.
  • Introduz os estudantes na prendizagem real rapidamente.
  • Cada estudante domina um aspecto do assunto.

    CONTRAS:

  • Nem todos os estudantes desejam fazer sua tarefa.
  • Material inapropriado.
  • Ocupa muito tempo.
  • Os tópicos podem ser controversos.

    Exemplos

    Exemplos de webquest em várias áreas podem ser vistos nos endereços http://webquest.org e http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/procesa_index_todas.php.

  • A Tragédia de Tuskegee :http://www.kn.pacbell.com/wired/BHM/tuskegee_quest.html