1.2 - HTML: uma linguagem de hipertexto

 
HTML significa "Linguagem de Marcação de HiperTexto" (HyperText Markup Language). Esta seção objetiva abordar os fundamentos de hipertexto e sua relação com a linguagem HTML. A próxima seção aborda as características de HTML como linguagem de marcação.

Tecnicamente, o conceito de hipertexto é bastante simples: é um documento eletrônico composto por páginas e ligações entre elas (links). HTML é uma linguagem para escrever este tipo de documento. Existem outras linguagem para a escrita de hipertexto, mas HTML é uma linguagem específica, adotada como padrão para a escrita de hipertextos a serem publicados na Web (consultar seção anterior, HTML: uma linguagem para Web). Os hipertextos escritos nesta linguagem são denominados sites ou homepages.

Termo

Site e homepage são denominação empregadas especificamente para os hipertextos da Web. Em geral, estes termos são utilizados como sinônimos. Mas há diferença sutil entre eles. Homepage refere-se principalmente a um hipertexto sobre alguém, uma empresa ou instituição, e geralmente, carrega em si a idéia de ser um hipertexto pequeno, com poucas páginas. Site é um termo mais genérico sendo utilizado para designar todo tipo de hipertexto (inclusive os pessoais), e geralmente refere-se a hipertextos grandes, com muitas páginas.

O site do Chico Buarque [http://www.chicobuarque.com.br] é um bom exemplo de hipertexto: cada página possui diversas ligações que auxiliam o leitor na busca por informações específicas sobre esta personalidade.

Uma página de um hipertexto pode integrar diversos tipos de informação: texto, imagem, som, vídeo, animação etc. Observe alguns exemplos encontrados no site do Chico Buarque:

termo.gif (3184 bytes)

Hipermídia é o termo utilizado para enfatizar que um documento pode conter arquivos multimídia (diversos tipos de mídia: texto, imagem, som, vídeo etc.). Nem sempre foi assim - os primeiros documentos interligados continham somente texto - daí o termo hipertexto. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, surgiu a necessidade de se fazer a distinção entre hipertexto e hipermídia. Hoje em dia, como praticamente todos os sistemas de hipertextos possibilitam o uso de multimídia, o termo hipermídia caiu em desuso.

 

"O que é hipertexto? Hipertexto é liberdade! Liberdade do peso das aplicações computacionais tradicionais. Liberdade do medo de falhar. Todo usuário de hipertexto tem sucesso por alcançar algum lugar e alguma coisa. Como um usuário de hipertexto você também é livre para ser criativo. Você pode descobrir relacionamentos que não foram percebidos por mais ninguém. Você pode ler sobre coisas que não previa encontrar. A alegria de inesperadamente ler sobre alguma coisa nova e a oportunidade de aprendizagem acidental durante a tentativa de localizar um fato específico faz do hipertexto uma aventura prazerosa para muitas pessoas que de outro modo evitariam os computadores."

(SHNEIDERMAN, 1989 - pg. 2)