Ensino



APM - Advanced Project Management Program

Estrutura do Curso
Inscrição, Seleção, Matrícula

O processo de admissão ao Programa APM inclui o preenchimento do formulário de inscrição e uma entrevista com o Coordenador Acadêmico e o Gerente Executivo. A experiência do candidato e o cargo que ocupa na empresa em que trabalha são alguns dos fatores levados em consideração por ocasião da seleção. O candidato deve ser portador de diploma obtido em curso de nível superior. A decisão final quanto à aceitação do candidato é tomada pela Comissão de seleção. A matrícula é efetivada através da assinatura de um contrato de prestação de serviços entre o candidato, ou a empresa a que pertence, e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FCCMN.

Horários, Carga Horária

O Programa APM é ministrado ao longo de 12 meses, somando mais de 360 horas de atividades. São apresentados ao participante vinte temas de cunho gerencial sendo um deles opcional, indicado para profissionais da área de tecnologia da informação.

Apesar de cada tema abordado no Programa APM ter uma carga horária específica, para cada hora de trabalho em sala de aula, o participante deve dispor de uma hora e meia extra classe, que serão dedicadas à confecção de exercícios, estudo e reflexão.
Manhã Tarde
Horário Atividade Horário Atividade
07:30- 08:00 Café da Manhã 12:15 – 14:00 Almoço
08:00 – 10:00 1ª sessão 14:00 – 16:00 3ª sessão
10:00 – 10:15 “Coffee Break” 16:00 – 16:15 “Coffee Break”
10:15 – 12:15 2ª Sessão 16:15 – 18:15 4ª Sessão

Aulas, disciplinas e seminários

Os seguintes temas fazem parte do Programa APM:

Temas de Cunho Gerencial

  • Cultura Organiz. e Desenvolvimento de Equipes
  • Estratégia Empresarial e Planejamento Estratégico
  • Finanças Corporativas e Decisões Financeiras
  • Marketing Estratégico
  • Apresentação de Negócios (Business Presentation)
  • Gerência de Custos
  • Gerência de Qualidade
  • Táticas e Estratégias de Negociação
  • Gerência de Risco
  • Gerência de Escopo
  • Gerência de Comunicação
  • Operações e Serviços
  • Gerência de Prazo
  • Economia, Informática, Empresas e Sociedade
  • Business Case: construção, avaliação e seleção
  • Jogos de negócios
  • Metodologia de Pesquisa para Monografia
  • Gerência de Aquisições
  • Gerência de RH (seminário)
  • Avaliação de Monografia (com orientador)