descadastro
site NCE
 
 
Sistemas de Informação
 
artigos publicados

Modelagem de Negócios e Sistemas de Informação - Continuação

 

Felipe Dias, Graduando (Bolsista NCE)
Fernando Machado Lima Ferreira, Mestrando
Gisele Morgado, Mestranda (Bolsista de Mestrado CNPQ)
Denis Silveira, Doutorando
Antonio Alencar, D.Phil.
Fernando Manso, Ph.D.
Priscila Lima, Ph.D. (Bolsista PRODOC/CAPES)
Eber Schmitz, Ph.D.

     
 

4.2. FastCase

O FastCase (SILVEIRA; SCHMITZ, 1999) é uma ferramenta para auxiliar a construção visual de sistemas através da linguagem de modelagem UML (Unified Modeling Language) (OMG, 2005). Essa ferramenta consiste basicamente de um desenhador, acoplado a um mecanismo de definição, e de um gerador de código fonte, sendo que este ainda está em desenvolvimento. Através do desenhador é possível a construção de diagramas de Atividades, de Casos de Uso, de Classes, de Estados e de Seqüência, como mostra a figura 3. O mecanismo de definição permite a associação de textos em objetos dos diagramas. O gerador de código fonte segue uma arquitetura padrão definida pela MRDS.

Figura 3: Modelando um Sistema de Informação no FastCase


A partir dos diagramas de Atividade, é possível obter os diagrama de Casos de Uso (CRUZ, 2004). Para isso, está em andamento a implementação de uma funcionalidade que fará o mapeamento dos diagramas de Atividade cadastrados em Casos de Uso a serem utilizados na modelagem.

4.3. RAPDIS

O RAPDIS é um ambiente que servirá tanto para a modelagem de negócios quanto para a modelagem de sistemas de informação. Para isso, serão integradas as duas ferramentas apresentadas anteriormente (Régula e FastCase) e serão adicionadas novas funcionalidades que auxiliem na transformação entre estes dois modelos. O projeto se encontra em fase de desenvolvimento e a liberação da sua primeira versão está prevista para março de 2006.

4.4. SimProcess

O SimProcess (KLING, 2004) é uma ferramenta tem o propósito de simular modelos de Diagramas de Atividades descritos em UML, com o intuito de auxiliar o gerente de um processo a estimar o prazo necessário para sua execução. Nesta ferramenta (figura 4), o gerente ou especialista do problema, modela o processo em um diagrama de atividades da UML e exporta para o SimProcess. O gerente então deve completar as informações do seu processo, cadastrando os recursos disponíveis, fornecendo as distribuições de probabilidade de duração de cada atividade e a quantidade de recursos necessários para a execução. Uma vez que as informações complementares tenham sido preenchidas, o gerente simula o processo e obtém uma distribuição de probabilidade do tempo total do processo, permitindo que seja feita uma análise das atividades mais freqüentes no caminho crítico.

Figura 4: Resultados da simulação de um processo no SimProcess

5. Equipe do GETI

A equipe do grupo GETI é composta pelos seguintes membros:

- Professores
· Eber Assis Schmitz (coordenador do grupo)
· Priscila Machado Vieira Lima
· Fernando Silva Pereira Manso
· Antonio Juarez Alencar
· João Carlos Pereira da Silva

- Doutorandos
· Denis Silva da Silveira
· Mônica Ferreira da Silva

- Mestrandos
· Alissandra Evangelista Martins
· Fernando Machado Lima Ferreira
· Gisele Pereira Morgado
· Leandro Nascimento

- Graduandos
· Bruno Araujo
· Felipe Gomes Dias
· Gustavo Taveira
· Leandro Gomes

6. Maiores Informações

Todas as ferramentas apresentadas e publicações do grupo podem ser encontradas na página: http://www.geti.dcc.ufrj.br. O grupo GETI desenvolve também trabalhos relacionados à Análise de Risco e Avaliação de Investimentos em Tecnologia da Informação. Estes trabalhos não foram apresentados por estarem fora do escopo deste artigo. Para maiores informações entre em contato com o nosso grupo através do e-mail: geti@dcc.ufrj.br.

7. Referências

BUBENKO, J. A.; WANGLER, B. - Objectives Driven Capture of Business Rules and of Information System Requirements. IEEE Systems Man and Cybernetics, Conference, Le Touquet, France, 1993.

CRUZ, P. O. S. - Heurísticas para Identificação de Requisitos de Sistemas de Informações a partir de Modelos de Processos. Tese de Mestrado NCE/DCC/IM/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, fevereiro de 2004.

DIAS, F. G.; MORGADO, G. P.; MARTINS, A. E.; SEABRA, C. M.; SILVEIRA, D. S.; ALENCAR, A. J.; LIMA, P. M. V.; SCHMITZ, E. A. - Um Ambiente para Modelagem Organizacional Baseado em Regras de Negócio. I Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, Porto Alegre, RS, Brasil, outubro 2004.

ERIKSSON, H.; PENKER, M. - Business Modeling with UML: Business Patterns at Work. John Wiley & Sons, 2000.

KLING, D. V. - Um Método para a Simulação de Redes de Atividades não-determinísticas com Recursos Escassos. Tese de Mestrado NCE/DCC/IM/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, fevereiro de 2004.

OMG - Unified Modeling Language: Superstructure. Versão 2.0, OMG, agosto de 2005.

PRESSMAN, R. S. - Software Engineering: A Practitioner's Approach.
McGraw-Hill, Quinta edição, 2001.

SILVEIRA, D. S.; SCHMITZ, E. A. - Desenvolvimento de Software Orientado a
Objetos, Rio de Janeiro: Brasport, 2000.

___________________________ - Fast Case: Uma Ferramenta Case para o Desenvolvimento Visual de Software Orientado a Objetos. XIII Simpósio Brasileiro em Engenharia de Software, Santa Catarina, SC, Outubro 1999.

STERGIOU, M; JOHNSON, L. - The importance of Business Rules in the Organisational Transformation Process. 4th International Conference on Information Systems, Analysis and Synthesis - ISAS'98 Proceedings, volume 3, pages 548-553, 1998.

 

 
 
         
 
    página principal
 
Núcleo de Computação Eletrônica
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Bloco C
Caixa Postal: 2324 - CEP: 20.010-974
Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ Tel: 2598-3333