descadastro
site NCE
 
 
Sistemas Operacionais
 
artigos publicados

Distribuições Linux para Desktop (para iniciantes)

 

Roberto José Rodrigues , M.Sc.
Analista de Sistemas, NCE/UFRJ

     
 

No mundo linux, não existe uma “verdade” absoluta. Assim como não existe o maior sábio em linux, não existe a melhor distribuição. A escolha da melhor distribuição está muito relacionada com os objetivos para o uso do sistema e com o hardware associado. A única coisa que se pode fazer é indicar as opções existentes para que o usuário (ou grupo de usuários) analise e faça sua escolha pessoal.

Uma distribuição-linux é a implementação da base do sistema operacional linux gerada por uma empresa (ou individualmente) que contém ferramentas operacionais (além das necessárias) e programas para produtividade. Em geral as diferenças entre as tantas distribuições estão praticamente no programa de instalação (instalador), nos pacotes que serão instalados e nas configurações iniciais (padrão). Muitas destas distribuições têm como base as mais conhecidas e estáveis como Mandrake, Red-Hat e Debian.

Porque existem tantas distribuições? Porque cada “distribuidor” propõe modificações e vantagens mais específicas em sua distribuição que as outras similares não oferecem, visando atender um determinado grupo de usuários que possuem propósitos bem específicos. Em geral, as novas distribuições visam atender usuários menos experientes fornecendo ferramentas mais amigáveis de uso geral. Só por curiosidade, até o momento desta publicação, foram contadas cerca de 320 distribuições!!  (Veja no final...)

As distribuições são implementadas de acordo com o tipo de usuário final ou utilização (propósito). Funcionalmente, podemos classificar as distribuições como boot-imediato (Live-CD), uso doméstico (personal) e uso profissional (business).

·        Live-CD: De boot-imediato. A distribuição está implementada em um CD apenas. O carregamento do sistema operacional é feito diretamente pelo CD, não necessitando instalação no HD. O CD contém os programas mais comuns que são descompactados "on-the-fly" para serem executados. É bastante útil para se testar a funcionalidade da distribuição antes de instalar em disco, quiosques e terminais de consultas.

·        Personal (Open Community, Open Circulation, etc): De uso doméstico ou pessoal. Contém apenas os programas mais comuns (de uso geral) voltado para o público doméstico,  Geralmente requer 1 ou 2 CDs para instalação, sendo possível (para algumas distribuições) a atualização e instalação de outros programas (OpenSource) via internet (atualização online).

·        Professional, business, etc.: “full install” ou completa. Contém a instalação completa de um sistema linux, incluindo módulos como banco de dados (MySQL e/ou PostGre), servidores e pacotes de uso comum (OpenOffice, Gimp e etc). Mais voltada para os usuários com objetivos profissionais.  Em geral, este tipo de distribuição é encontrado comercialmente, direcionado para o mercado corporativo, tendo uma versão “Personal” e/ou “Live-CD” para uso doméstico (distribuição gratuita). É distribuída em 3 (ou 4) CDs onde o CD 1 contém o instalador e os programas necessários para a instalação básica. O CD 2 contém programas para servidor e outros ambientes gráficos e o CD 3 (e 4) contém ferramentas para desenvolvimento e programas adicionais.

As implementações do tipo LiveCD nada mais são que um belo exibicionismo de versatilidade do sistema Linux. Não é útil para uso produtivo e diário. Para este caso, o recomendado é uma distribuição residente (instalação no disco). Para o usuário caseiro e menos experiente, a distribuição pessoal é mais do que suficiente. É importante ter atualização (gratuita) via internet e boa comunidade de usuários.

De acordo com Lineman (http://lineman.net), é necessário considerar alguns aspectos para a escolha da melhor distribuição:

1.      Experiência anterior em linux (já ser um usuário do sistema);

2.      Conhecimento do sistema de particionamento do disco;

3.      O objetivo da instalação (servidor ou desktop) e

4.      O preço a pagar pela distribuição (distribuição gratuita ou comercial).

Segundo a linuxplanet  (http://www.linuxplanet.com), a escolha cai entre as distribuições SuSE, Mandrake, Slackware, e Debian. Sendo estas duas últimas mais direcionadas aos programadores e usuários com maior experiência.

Segundo a distrowatch (http://distrowatch.com/), as 10 distribuições mais populares são:

1.      MandrakeLinux (Mandriva)

2.      Fedora Core

3.      SuSE LINUX

4.      Debian GNU/Linux

5.      Ubuntu Linux

6.      Gentoo Linux

7.      Slackware Linux

8.      Knoppix

9.      MEPIS Linux

10. Xandros Desktop

Fedora: (http://fedora.redhat.com/) A versão gratuita do Red-Hat. Uma estratégia inteligente da Red-Hat, liberando a distribuição de novas tecnologias, novidades e mudanças para a comunidade que, após a adaptação e correção de problemas, passa a configurar as versões comerciais da empresa. Instalação fácil a partir de interface gráfica. Disponível apenas a versão completa (4 CDs). Atualização online gratuita.

Prós:

Excelente comunidade de suporte, inúmeras inovações em cada versão. Interface gráfica para instalação e configuração. Atualização online gratuita

Contras:

Suporte fraco para multimídia. Não inclui no pacote o XMMS Devido às inovações, muitos pacotes tradicionais requerem atenção especial para a instalação. Sem suporte à NTFS (na versão 4 test3)

Gerenciamento de instalação pacotes:

up2date (RPM), YUM (RPM).

Mandriva: (http://www.mandrivalinux.com). Após a associação com a Conectiva, a versão atual, chamada de LE 2005 (Limited Edition) está disponível como versão completa (4 CDs, sendo o último apenas para usuários registrados). Possui instalação com interface gráfica, com configuração mais detalhada.  Não permite atualização online gratuita (a atualização é feita apenas para distribuições comerciais, ou como contrato comercial para utilização de suporte e outras facilidades).

Criado a partir de uma distribuição da Red-Hat, esta distribuição tem, segundo a distrowatch, os melhores utilitários para particionamento disco e detecção de hardware que existem no mercado.

Prós:

Interface gráfica. Instalação com mais opções de configuração. Uutilitários de configuração com interface gráfica. Grande comunidade de suporte e melhor suporte à partições NTFS.

Contras:

Algumas versões disponíveis apenas para os registrados no MandrakeClub ($$$). Atualizações online apenas para registrados.

Gerenciamento de instalação pacotes:

urpmi (RPM)

SuSE: (http://www.suse.com) Possui todas as versões Live-CD, Personal e Pro. Sendo que a versão Pro (9.2) foi disponibilizada recentemente para instalação via FTP ou como arquivo ISO para a criação de um DVD de instalação. A instalação é fácil, via interface gráfica e permite a atualização online gratuita.

Após a aquisição pela NOVELL em 2003, o desenvolvimento de versões corporativas têm recebido maior destaque. Entretanto as versões desktop mostraram  críticas positivas pela comunidade.

Prós:

Ferramentas de configuração “easy-to-useYaST e SaX. Atualização online  gratuita.

Contras:

Atraso na disponibilização dos pacotes de atualização. Geralmente 1 à 3 meses após a liberação da última release. Versões livres apenas em DVD e FTP

Gerenciamento de instalação pacotes:

YaST (RPM), APT (RPM) de terceiros

Knoppix: (http://www.knoppix.com) Outra distribuição baseada no Debian com boas ferramentas de instalação. Recomendada como ferramenta para demonstração do Linux ou para testar um novo computador. A distribuição é feita em apenas um CD que pode ser usado como Live-CD. (Segundo o próprio desenvolvedor, tem propósitos educacionais ou apenas como uma demonstração do linux.)

Prós:

Excelente auto-detecção de hardware, Pode ser usado como Live-CD, pode ser usado como uma ferramenta de recuperação.

Contras:

Baixa velocidade e desempenho se rodar diretamente do CD.

Gerenciamento de instalação pacotes

APT (DEB).

Debian: (http://www.debian.org) Um projeto totalmente livre, considerado como a mais pura forma dos ideais do movimento de software livre. Durante todo o processo de desenvolvimento de novas versões, sempre estão disponíveis versões como “stable”, “testing” e “unstable” que são, respectivamente, as versões finais (estáveis), em teste, e versões instáveis. Quando uma versão é disponibilizada, vai para teste. Se esta versão “passa” com sucesso por vários e longos testes, esta vai para a classificação “stable”.

            Apesar de ter uma interface de instalação em modo texto e apresentar muitas telas de configuração, a instalação pode ser realizada tranqüilamente e sem traumas, optando-se por instalar o que  sistema oferecer como padrão.

Prós:

Totalmente gratuito, excelente web-site. Grande  comunidade, e fácil instalação de softwares com “apt-get”.

Contras:

Instalador antigo e de difícil compreensão, a versão estável está sempre defasada.

Gerenciamento de instalação pacotes

APT (DEB).

Ubuntu: (http://www.ubuntulinux.org/) Baseado na distribuição Debian 3 (Woody), porém com mais pacotes de atualização. Uma das características interessantes é o fato de ter  a conta  “root” desabilitada por default. O primeiro usuário registrado após a instalação garante privilégios de super-usuário através do comando “sudo”. Embora estranha, esta medida garante uma boa prática de segurança. Oferece as distribuições Live-CD e Personal.

Prós:

Grande comunidade de usuários.

Contras:

Usa apenas o GNOME como ambiente do desktop. Atualização para pacotes Debian nem sempre funciona.

Gerenciamento de instalação pacotes

APT (DEB).

MEPIS: (http://www.mepis.org/) Uma das mais recentes distribuições no mercado. É uma mistura de Debian e Knoppix que usa tanto um Live-CD como distribuição completa. Vem com muitos aplicativos comerciais já pre-configurados para uso imediato, como plugin Flash-Macromedia, Java e alguns codecs.

Prós:

Distribuição completa e Live-CD em um único pacote. Vem com pacotes pré-configurados como dirver NVIDIA, Flash, Java, codecs e outras. Excelente auto-detecção de hardware.

Contras:

Ainda não é uma distribuição totalmente finalizada.

Gerenciamento de instalação pacotes

APT (DEB).

Xandros: (http://www.xandros.com) Outra distribuição com base no Debian. Considerada a distribuição com interface mais amigável do mercado (parecida com MS-Windows), sendo recomendada para os usuários iniciantes no Linux. Embora tenha um número limitado de aplicativos, possui algumas ferramentas próprias como seu próprio gerenciador de arquivos, bastante semelhante ao gerenciador do MS-Windows As versões mais completas são comerciais, porém oferece uma versão gratuita, do tipo  Personal, chamada de Open Circulation.

Prós:

Desenhada para iniciantes, vem com um excelente gerenciador de arquivos. E outras boas ferramentas. Atualização de pacotes online com fácil interface

Contras:

Componentes proprietários evita a redistribuição. Aplicativos limitados. Auto-detecção de hardware ineficaz e sem possibilidade de configuração manual.

Gerenciamento de instalação pacotes:

Xandros Networks (DEB).

Slackware: (http://www.slackware.com/) É a distribuição (sobrevivente) mais antiga. Sem atrativos, porém estável e segura, é recomendada apenas para os interessados em aprender e desenvolver em linux.

Gentoo:  (http://www.gentoo.org) Assim como a Slackware, esta distribuição também oferece as versões Live-CD e para instalação no disco. Também não é recomendada para iniciantes.

FreeBSD: (http://www.freebsd.org/) Embora o BSD não seja Linux (é um “clone” do UNIX), tem muito em comum com o Linux: gratuitos, usam os mesmo aplicativos open-source, e são altamente “aditivos”.

Para se ter uma idéia sobre a “usabilidade” de algumas distribuições acima, foram feitas algumas análises sob o ponto de vista de um iniciante, na tentativa de instalar um sistema desktop. A análise contém algumas características consideradas estatisticamente como padrão e necessárias para inclusão no sistema.

A disponibilidade dos pacotes/programas foi considerada apenas como pertencente à uma instalação oferecida como padrão pela distribuição. A não inclusão de um determinado pacote/programa nas análises não significa que os mesmos não existam nos CDs da distribuição. Apenas indica que não foram selecionados na instalação padrão. O usuário mais experiente poderá, certamente, selecionar os pacotes/programas para personalizar a instalação ou instalar/desinstalar novos programas após a instalação do sistema operacional usando as ferramentas de apoio.

Para LiveCD: 

  • Tipo de Boot (Automático ou interativo),

  • a interface do sistema (KDE ou GNOME),

  • teclado com layout em português,

  • a possibilidade de se montar partições presentes no HD,

  • configuradores para rede, desktop, hardware, adsl e dial-up,

  • Aplicativos básicos como:

       o       editor de textos,

       o       calculadora,

       o       editor gráfico de imagem bitmap e vetorial,

       o       um pacote de escritório do tipo Office,

  • Aplicativos de suporte à internet como navegadores, correio eletrônico, mensageiro (IM – Instant Messenger) e agenda pessoal (PIM – Personal Information Manager)

  • Aplicativos de suporte à multimídia como tocadores de CD, MIDI, áudio, vídeo e TV.

Todas as distribuições testadas possuíam interfaces em inglês somente.

Para distribuições de 1 ou mais CDs: foram consideradas todas as características acima e mais:

  • Sistema com idioma em português,

  • atualizações on-line,

  • suporte para PALM e

  • ferramentas de desenvolvimento

Algumas características presentes em todas as distribuições foram omitidas do resultado como por exemplo: file-manager; auto detecção de hardware.e outras. Deve-se notar aqui que a característica de detecção de hardware faz parte de todas as distribuições, porém isto não significa que todas distribuições possuem um bom sistema de detecção como foi notado com a distribuição Xandros 3.0CE por exemplo.

As distribuições slackware , gentoo e freeBSD não foram avaliadas pois a instalação foi considerada complicada demais para um iniciante.

 

 
avançar >>
         
 
    página principal
 
Núcleo de Computação Eletrônica
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Bloco C
Caixa Postal: 2324 - CEP: 20.010-974
Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ Tel: 2598-3333