Os algoritmos genéticos são uma família
de
modelos computacionais inspirados na evolução, que incorporam
uma solução potencial para um problema específico numa estrutura
semelhante a de um cromossomo e aplicam operadores de seleção e
"cross-over"a essa estruturas a fim de preservar informações
críticas relativas à solução do problema. São vistos como
otimizadores de funções, embora a quantidade de problemas para o
qual os Algoritmos Genéticos se aplicam seja bastante abrangente.
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Vida Artificial pode ser definida como
"Vida
feita pelo homem ao invés de pela natureza". Na prática, a
biologia é o estudo científico da vida na terra baseada em
carbono. Já que esta é a única forma de vida disponível para
estudo, este novo ramo da ciência, Vida Artificial, tem por
objetivo estudar a vida natural tentando reproduzi-la por meios
artificiais. Ao contrário da biologia que individualiza os
organismos para ver como estes funcionam, Vida Artificial tenta
agrupar sistemas que se comportem como organismos vivos. Esta
tentativa de recriar fenômenos biológicos por meios artificiais
resultará não somente em uma melhor compreensão do fenômeno da
vida como também na aplicação de princípios da biologia na
tecnologia de hardware e software, robôs móveis, medicina, entre
outros. Vida Artificial é o estudo de sistemas artificiais que
exibem características de comportamento de sistemas vivos
naturais.
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 Segundo
Gardner, a ciência cognitiva é "um esforço
contemporâneo, com fundamentação empírica, para responder
questões epistemológicas de longa data - principalmente
aquelas relativas à natureza do conhecimento, seu
desenvolvimento e seu emprego." Segundo ele, cinco aspectos
são fundamentais para caracterizar a ciência cognitiva:
representações, computador, desenfatização da emoção, do
contexto, da cultura e da história, estudo interdisciplinar
e raízes em problemas filosóficos clássicos.
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 Modelagem
computacional em Educação: O processo de
modelagem em Educação constitui a forma pela qual o
indivíduo vai assimilando novos modelos mentais, modificando
os já existentes ou até substituindo os anteriores por
outros mais completos. Para o pleno desenvolvimento deste
processo é necessário que haja um ambiente rico em desafios
que causem a "desiquilibração das estruturas cognitivas"dos
alunos; que estimule a comunicação, tendo a linguagem um
papel crucial na troca de experiências e viabilização da
expressão oral; que possibilite liberdade aos alunos e
professores para questionarem e serem questionados e,
principalmente, se auto-questionarem, de forma que manipulem
suas idéias compreendendo a natureza da própria atividade de
construção do conhecimento.
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