Os algoritmos genéticos são uma família de
modelos computacionais inspirados na evolução, que incorporam uma solução potencial para um problema específico numa estrutura semelhante a de um cromossomo e aplicam operadores de seleção e "cross-over"a essa estruturas a fim de preservar informações críticas relativas à solução do problema. São vistos como otimizadores de funções, embora a quantidade de problemas para o qual os Algoritmos Genéticos se aplicam seja bastante abrangente.
VEJA MAIS AQUI 
Vida Artificial pode ser definida como
"Vida feita pelo homem ao invés de pela natureza". Na prática, a biologia é o estudo científico da vida na terra baseada em carbono. Já que esta é a única forma de vida disponível para estudo, este novo ramo da ciência, Vida Artificial, tem por objetivo estudar a vida natural tentando reproduzi-la por meios artificiais. Ao contrário da biologia que individualiza os organismos para ver como estes funcionam, Vida Artificial tenta agrupar sistemas que se comportem como organismos vivos. Esta tentativa de recriar fenômenos biológicos por meios artificiais resultará não somente em uma melhor compreensão do fenômeno da vida como também na aplicação de princípios da biologia na tecnologia de hardware e software, robôs móveis, medicina, entre outros. Vida Artificial é o estudo de sistemas artificiais que exibem características de comportamento de sistemas vivos naturais.
LEIA MAIS AQUI 

Segundo Gardner, a ciência cognitiva é "um esforço
contemporâneo, com fundamentação empírica, para responder questões epistemológicas de longa data - principalmente aquelas relativas à natureza do conhecimento, seu desenvolvimento e seu emprego." Segundo ele, cinco aspectos são fundamentais para caracterizar a ciência cognitiva: representações, computador, desenfatização da emoção, do contexto, da cultura e da história, estudo interdisciplinar e raízes em problemas filosóficos clássicos.

Veja mais neste sítio. 
 

Modelagem computacional em Educação: O processo de
modelagem em Educação constitui a forma pela qual o indivíduo vai assimilando novos modelos mentais, modificando os já existentes ou até substituindo os anteriores por outros mais completos. Para o pleno desenvolvimento deste processo é necessário que haja um ambiente rico em desafios que causem a "desiquilibração das estruturas cognitivas"dos alunos; que estimule a comunicação, tendo a linguagem um papel crucial na troca de experiências e viabilização da expressão oral; que possibilite liberdade aos alunos e professores para questionarem e serem questionados e, principalmente, se auto-questionarem, de forma que manipulem suas idéias compreendendo a natureza da própria atividade de construção do conhecimento.

Veja mais neste sítio.