Ensino


PROGRAMA MOT-CN

Gerência de Redes de Computadores e
Tecnologia Internet

Apresentação

O Programa MOT C.N. (Management of Technology in Computer Networks) é um programa de treinamento profissional amplo e profundo, no estilo, hands-on, diferenciando-o radicalmente de outros programas restritos e superficiais.

Os cursos foram planejados de forma que o participante tenha tempo de assimilar, experimentar em classe e aplicar em sua empresa a experiência técnica absorvida ao longo do curso, de tal forma que estará periodicamente sabendo se está realmente aprendendo e realimentará sua evolução aos professores. É reconhecido internacionalmente que os cursos no estilo hands-on possuem aproveitamento muito superior aos cursos meramente expositivos

Indicado para profissionais já graduados que atuam, em maior ou menor grau, na área de redes de computadores.

Ótimas Razões Para Você Participar

  1. Agilidade nos negócios significa maiores chances de lucro e agilidade está intrinsicamente ligada a uma comunicação rápida entre a empresa e os clientes e entre setores da empresa. Para que o sofisticado e complexo sistema de comunicações baseado em computadores e equipamentos de telecomunicações (ou rede) funcione corretamente, são necessários profissionais de alto nível, altamente treinados, que efetivamente resolvam os problemas atuais e que também estejam aptos a projetar a evolução da rede, baseados no conhecimento das novas tecnologias. O gerente de redes com este perfil irá discutir com os diretores financeiro, administrativo e técnico para definir as futuras estratégias da empresa. O Programa MOT C.N. forma efetivamente profissionais com este perfil.

  2. O Programa MOT C.N. é ministrado por profissionais da mais alta qualificação com reconhecido conhecimento teórico, experiência prática e didática. O Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ é pioneiro na área de redes no Brasil e foi o órgão responsável pelo planejamento, operação e manutenção do backbone da rede da UFRJ nos primeiros anos de seu funcionamento. Também atuou como centro de operações da Rede-Rio desde a sua criação até o ano 2000, rede esta que congrega as principais universidades e centros de pesquisa do Rio de Janeiro. A experiência do NCE como órgão de projeto, operação e treinamento na área de redes de computadores é amplamente reconhecida no mercado, particularmente entre as principais empresas de computação e de telecomunicações.

  3. A grande maioria dos profissionais que atua, ou almeja atuar, na área de redes de computadores recebeu uma formação acadêmica que não os capacitou automaticamente a exercer a complexa tarefa de gerência de redes, pois isto demanda treinamento tecnológico (em cursos práticos do tipo hands-on) e gerencial altamente especializado. Por outro lado, as empresas necessitam de profissionais altamente treinados que saibam coordenar equipes e resolver os problemas relativos aos diversos aspectos de redes, tais como cabeamento, conhecimento de equipamentos, projeto de backbones, segurança, configuração, expansão, suporte de sistemas operacionais, instalação de serviços e de aplicativos, etc. O conjunto de disciplinas e seminários do Programa MOT C.N. provê a formação necessária para atingir esses objetivos.

  4. As empresas precisam de analistas de sistemas com um novo perfil, ou seja, as empresas não querem apenas técnicos competentes. Elas buscam profissionais com visão gerencial, capazes de criar soluções completas para as necessidades de seus clientes. Tais soluções demandam grande conhecimento de redes, acesso a banco de dados via WWW, áudio, vídeo e, naturalmente, interatividade, os quais tendem a ser suportados por linguagens de quarta geração como Java, ActiveX e Script Languages para Internet. Todos estes conhecimentos conduzem ao desenvolvimento de aplicações para Intranets. O Programa MOT C.N. prepara seus participantes para enfrentar estes novos paradigmas.

  5. O Programa MOT C.N. possui laboratórios com diferentes tecnologias de redes, tais como Ethernet, Fast Ethernet, Giga Ethernet e Frame Relay. Também são amplos e variados os sistemas computacionais à disposição dos participantes, como por exemplo, estações PC com sistema operacional WINDOWS Workstation e Server, e estações de trabalho com LINUX. Também estão disponíveis equipamentos de rede, como roteadores, switches e equiamentos para redes sem fio. Este variado espectro de tecnologia de redes e de computadores está disponível para o treinamento dos participantes e mostra a seriedade e profissionalismo com que o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ atua.

  6. Os profissionais participantes do Programa MOT C.N. adquirirão formação e experiência ímpares numa área tecnológica cada vez mais importante e valorizada no mercado de trabalho. Esta visão de aperfeiçoamento constante lhes garantirá o sucesso a médio e longo prazos em suas carreiras profissionais, permitindo galgar degraus que não seriam possíveis até então.

  7. Qualquer programa de treinamento que prime pela excelência tem que contar com boas bibliotecas, laboratórios e salas de aula. Como participante do Programa MOT C.N., você terá acesso ao acervo da excelente biblioteca do NCE e a outras bibliotecas da UFRJ. As salas de aula do Programa MOT C.N. estão equipadas com recursos audiovisuais de última geração. Como se trata de um treinamento intensivo, todo o material didático (exceto livros) relativo às atividades regulares do programa estão incluídas na taxa de inscrição.

  8. O valor de um certificado de um programa de treinamento tem relação direta com o prestígio da instituição que o emite. O NCE e a UFRJ são centros de excelência acadêmica na América Latina, mantendo convênio com dezenas de instituições de ensino e pesquisa em todo o mundo.

  9. Dentre os fatores que contribuem para o sucesso de um programa de treinamento existem dois que são indiscutivelmente fundamentais: bons alunos e um quadro de professores qualificado e competente. Apenas graduados com considerável experiência de trabalho podem participar do Programa MOT C.N. O quadro técnico-acadêmico do NCE é composto por profissionais altamente experientes (normalmente possuidores de títulos de Ph.D. ou M.Sc., ou com experiência profissional equivalente). Eles foram treinados em centros de excelência nos Estados Unidos, Europa e Brasil.