Este livro, direcionado para educadores da ciência e planejadores de currículo, descreve os resultados de um estudo da compreensão da natureza da ciência por estudantes com idades entre 9 e 16 anos. Os autores discutem que a compreensão da ciência vai além de aprender os fatos, as leis, e as teorias, pois envolve a compreensão da natureza do conhecimento científico e os relacionamentos entre a ciência e a sociedade.
O estudo, que é uma análise das visões dos alunos, é basicamente dividido em três partes:
§ na primeira parte, examinam-se as idéias que os estudantes têm sobre a ciência em consequência de sua experiência dentro e fora da sala de aula;
§ na segunda parte, é discutido como o ensino de ciências pode desenvolver uma sociedade mais cientificamente alfabetizada, ou seja, a compreensão sobre a natureza do conhecimento científico;
§ na terceira parte, apresenta-se o conhecimento que os estudantes têm sobre a ciência como um empreendimento social e como compreendem disputas sobre questões científicas, incluindo aquelas que têm significado social.
Resumindo:
Cap.1 : Descreve os resultados de pesquisas já existentes e os objetivos do projeto;
Cap. 2: Analisa o motivo da ciência ser foco de tanta atenção e interesse e, sua introdução no currículo;
Cap. 3: Os autores buscam na literatura existente alguns estudos sobre a natureza da ciência;
Cap. 4: São discutidos os resultados de pesquisas feitas sobre a compreensão da natureza da ciência pelos estudantes;
Cap. 5: São identificadas as questões de pesquisa e as tarefas desenvolvidas e usadas para explorar as representações dos estudantes são descritas brevemente. Alem disso, também é apresentada a metodologia usada;
Cap. 6: São apresentados os resultados da pesquisa sobre os propósitos do trabalho científico.