Resumo dos cap. 1 ao 6 do livro

 “Young Peoples Images of Science”

Driver, R., Leach, J., Millar, R. and Scott, P., 1996.

por

José Adolfo S. Campos

Renata Pinheiro Cardoso

            Este livro, direcionado para educadores da ciência e planejadores de currículo, descreve os resultados de um estudo da compreensão da natureza da ciência por estudantes com idades entre 9 e 16 anos. Os autores discutem que a compreensão da ciência vai além de aprender os fatos, as leis, e as teorias, pois envolve a compreensão da natureza do conhecimento científico e os relacionamentos entre a ciência e a sociedade.

O estudo, que é uma análise das visões dos alunos, é basicamente dividido em três partes:

§         na primeira parte, examinam-se as idéias que os estudantes têm sobre a ciência em consequência de sua experiência dentro e fora da sala de aula;

§         na segunda parte, é discutido como o ensino de ciências pode desenvolver uma sociedade mais cientificamente alfabetizada, ou seja, a compreensão sobre a natureza do conhecimento científico;

§         na terceira parte, apresenta-se o conhecimento que os estudantes têm sobre a ciência como um empreendimento social e como compreendem disputas sobre questões científicas, incluindo aquelas que têm significado social.

Resumindo:

Cap.1 : Descreve os resultados de pesquisas já existentes e os objetivos do projeto;

Cap. 2: Analisa o motivo da ciência ser foco de tanta atenção e interesse e, sua introdução no currículo;

Cap. 3: Os autores buscam na literatura existente alguns estudos sobre a natureza da ciência;

Cap. 4: São discutidos os resultados de pesquisas feitas sobre a compreensão da natureza da ciência pelos estudantes;

Cap. 5: São identificadas as questões de pesquisa e as tarefas desenvolvidas e usadas para explorar as representações dos estudantes são descritas brevemente.  Alem disso, também é apresentada a metodologia usada;

Cap. 6: São apresentados os resultados da pesquisa sobre os propósitos do trabalho científico.