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Universidade Federal do Rio de Janeiro
DuinoBlocks4Kids
Primeiro Lugar no Concurso de Teses e Dissertações do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE-2017)


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    O DuinoBlocks4Kids (DB4K) é um kit para o aprendizado de programação por meio da Robótica Educacional, destinado a alunos do Ensino Fundamental, totalmente baseado em Tecnologia Livre e materiais recicláveis e de baixo custo, composto por um ambiente de programação em blocos para placas de prototipagem eletrônica Arduino, um conjunto de materiais de robótica e uma série de atividades didáticas. O ambiente de programação DB4K é um software livre ainda em fase de testes.

    O DB4K foi desenvolvido por Rubens Lacerda Queiroz como parte de sua Dissertação de Mestrado em Informática (PPGI/UFRJ/2017): DuinoBlocks4Kids : utilizando Tecnologia Livre e materiais de baixo custo para o exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à Robótica Educacional., vencedora do Prêmio Alexandre Direne de Melhor Dissertação de Mestrado no CBIE-2017(Congresso Brasileiro de Informática na Educalção).

    Além da versão Desktop do ambiente de programação, aqui disponibilizada, que permite o envio dos programas desenvolvidos no DB4K diretamente para placas Arduino conectadas ao computador, o DuinoBlocks4Kids possui também uma versão WEB integrada ao LabVad (Laboratório Virtual de Atividades Didáticas em Ciências e Robótica), que possibilita a realização de experimentos remotos com uma placa de prototipagem eletrônica Arduino

    O ambiente de programação DB4K foi desenvolvido com base no Ambiente Ardublockly e  utiliza as bibliotecas Blockly e Materialize.

    Para enviar programas construídos no DB4K a uma placa Arduino, bem como para alterar os números dos pinos utilizados pelos atuadores e sensores (caso assim você deseje), o DuinoBlokcs4kids precisa estar instalado no seu computador. No entanto, disponibilizamos uma versão online para apreciação da interface do DB4K em: http://duinoblocks4kids.tk

    Embora não seja possível enviar o programa para a placa Arduino, a versão online permite, por meio da opção de menu: "Código Arduino/Salvar", que você baixe para seu computador o código Arduino correspondente ao programa em blocos construído. Uma vez feito isso, você pode abrir o código baixado no software Arduino e assim enviá-lo a uma placa Arduino para execução.

    O ambiente de programação DuinoBLocks4Kids conta hoje com duas versões, o DB4K-CS e o DB4K-SA.

    A versão CS (Client-side) necessita que se tenha instalado o interpretador Python, um navegador web (preferencialmente o Google Chrome, mas, podendo-se também utilizar outros navegadores) e o Software Arduino. Essa versão pode ser utilizada em diferentes plataformas.

    A versão SA (Stand-alone) dispensa o interpretador Python e o navegador WEB, exigindo apenas a presença do Software Arduino. No momento esta versão está disponível apenas para a plataforma Windows 64bits , mas, pretendemos disponibilizar a versão SA para outras plataformas.

    Tanto o DB4K-CS quanto o DB4K-SA estão disponíveis para download em um pacote de arquivos no formato ZIP. Você deve baixar o pacote de sua preferência, descompactá-lo e então seguir as instruções instalação configuração e uso disponíveis neste arquivo.

    Importante ressaltar que o DB4K ainda está em fase de testes de maneira que falhas ainda podem ocorrer.

    DB4K-SA (Windows 64bits) DB4K-CS (Multiplataforma)
    Imagem para download do DB4K-SA Imagem para download do DB4K-CS

    O vídeo abaixo apresenta um tutorial de instalação e uso do ambiente de programação DB4K. Acesse o canal   qrzBots   no youtube e assista a outros vídeos tuoriais, como o vídeo tutoral de construção da "caixinha mágica” , um dispositivo desenhado especificamente para auxiliar às crianças nos seus primeiros passos no aprendizado de programação com robótica utilizando a plataforma Arduino.


    Os Planos de Aula detalhados do Kit DB4K encontram-se disponíveis para download neste link.

    Maiores detalhes sobre o ambiente de programação DB4K, materiais de robótica, bem como sugestões de atividades e dicas de material de apoio encontram-se na Dissetação de Mestrado: DuinoBlocks4Kids: utilizando Tecnologia Livre e materiais de baixo custo para o exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à Robótica Educacional. Disponível neste link.

    Dissertação - PPGI/UFRJ/2017 - DuinoBlocks4Kids: utilizando Tecnologia Livre e materiais de baixo custo para o exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à Robótica Educacional.

    WEI–CSBC 2016  - DuinoBlocks for Kids: um ambiente de programação em blocos para o ensino de conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional

    WAlgProg–CBIE 2016  - DuinoBlocks4Kids: Ensinando conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional

    CTE-IE-CBIE 2017  - DuinoBlocks4Kids: utilizando Tecnologia Livre e materiais de baixo custo para o exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à Robótica Educacional

    Revista Tecnologias Sociedade e Conhecimento. NIED – UNICAMP (v. 4, n. 1 (2017)) - Pensamento Computacional, robótica e educação

    Uma vez que o DB4K está disponível para download de forma livre e gratuita, não existem dados sobre do número de pessoas, entidades ou projetos que vêm fazendo uso do sistema. No entanto, temos conhecimento de alguns projetos que estão fazendo, ou fizeram, uso do DB4K a partir de pessoas que, por uma razão ou outra, entraram em contato com o LIvRE para informar sobre a adoção do DB4K em seus projetos, para tirar dúvidas sobre o ambiente, entre outros motivos. Entre estes, podemos citar:

    • O Centro de Referência de Educação Infantil da cidade de São João del-Rei, que adotou o DB4K em aulas de Robótica Educacional com crianças com dificuldades de aprendizado ou comportamento.
    • O Projeto Escola Itinerante de Robótica e Desenvolvimento de Games, da UFRJ, Campus Macaé, que adotou o DB4K nas suas atividades de aprendizado de programação com Robótica.
    • A Escola Sesc de Ensino Médio, que fez uso do kit em uma oficina de programação com crianças de 8 a 11 anos dentro de um projeto de Iniciação Científica.
    • A Universidades do Estado da Bahia e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dentre outras instituições de Ensino Superior que entraram em contato com a equipe do LIvRE para a utilização do DB4K em suas aulas, TCCs e Dissertações.
    • O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais que entrou em contato com o LIvRE para utilização do kit DB4K na realização de um curso de Robótica Educacional com materiais recicláveis para alunos da rede pública de ensino.
    • O PPGI/UFRJ que vem utilizando o DB4K em cursos para professores da Rede Pública de Ensino.

  

Imagem ilustrativa ambiente DB4K


NCE/UFRJ 2016