2.3 - Declaração de variáveis

Outra diferença da linguagem javascript é que não é necessário declarar as variáveis, elas são criadas automaticamente no momento em que são utilizadas pela primeira vez. Apesar de não ser necessário declará-las existe o comando var que permite definir no programa a partir de que ponto uma variável será utilizada.

Veja agora alguns exemplos de como criar variáveis e atribuir valores.

// Criando uma variável
var i; // Cria a variável i sem atribuir um valor a ela.

j = 10; // Se j ainda não foi referenciada no programa, cria a variável j, guardando o valor 10 nela.

var k = 2; // Cria a variável k, atribuindo a ela o valor 2.

var x, y; // Cria duas variáveis de uma vez

Em outras linguagens quando você cria uma variável, precisa dizer qual o tipo de dado você pretende armazenar nela. Em javascript isso não é necessário, você pode armazenar valores de diversos tamanhos e tipos em qualquer variável, tais como números inteiros, números reais, caracteres ou frases. É possível inclusive modificar o tipo de uma variável que já tenha sido criada, simplesmente atribuindo a ela um valor de outro tipo. Por exemplo:

i = 11;
i = "onze";
i = true;

Na primeira linha foi atribuido o valor inteiro 11 à variável i. Na segunda foi atribuída uma seqüência de caracteres (também chamada de string) a mesma variável. Na terceira foi atribuído o valor lógico true.

Dica

Variáveis não inicializadas recebem automaticamente o valor undefined. Usar uma variável cujo valor seja undefined provoca erro de execução se a variável não foi declarada com var:

document.write (z);
Line : 74
Char : 1
Error: ‘z’ is undefined