6.1 - Programação Orientada a Objetos

Constantemente, vem sendo criadas técnicas para facilitar o desenvolvimento e a manutenção dos programas. Estas técnicas consistem principalmente em regras que, uma vez seguidas, agilizam e facilitam o processo de desenvolvimento. Mais que uma técnica, a programação orientada a objetos busca modificar a forma como o programador vê o problema a ser solucionado, criando uma abstração mais próxima do mundo real do que nas linguagens de programação mais antigas.

A programação orientada a objetos vê um problema como um conjunto de entidades (objetos) que interagem. Cada entidade tem suas características próprias (atributos ou propriedades) e faz interação com outros objetos por meio de uma interface (métodos).

Na perspectiva tradicional de resolução de problema, primeiro se decide quais as operações (funções) serão efetuadas, depois se pensa em quais os dados estarão envolvidos. Numa perspectiva orientada a objetos, primeiro se identificam as entidades envolvidas para depois pensar na interação entre elas.

Propriedades e métodos

Propriedades são os valores associados aos objetos. No exemplo seguinte, usamos a propriedade length do objeto string para determinar o tamanho de uma string.

Métodos são as ações que podem ser executadas com os objetos. O método toUpperCase() é um método do objeto string que converte o valor de uma string para letras maiúsculas.