5.1 - Declaração e uso de funções

Assim como todas as variáveis recebem um nome através do qual podem ser identificadas, as funções também precisam ter um nome definido. Este nome permite fazer referência à função ou, como também costumamos dizer, "chamar a função". Quando uma função é chamada, o fluxo de execução do programa é transferido para dentro da função, retornando para o comando imediatamente após a chamada, quando a função terminar de ser executada.

Por exemplo, imagine que sua página tem um formulário onde o usuário digitará o seu telefone. Como todos os telefones possuem 8 digitos, para garantir que somente telefones "aparentemente corretos" sejam considerados, você pode fazer uma função que verifica a consistência do valor digitado. Assim, você pode nesta função, verificar se o dado digitado é composto de exatamente 8 dígitos. Um telefone preenchido com apenas 5 caracteres deve ser considerado inválido. Sempre que o formulário for enviado, será feita uma "chamada à função", ou seja, ela será executada verificando a consistência da variável telefone.

function critTelefone()
{
     if (telefone.length!=8) {
          alert("telefone inválido")
     }
}

para executar o código desta função será necessário chamá-la através da referência para o seu nome:

critTelefone();

Generalizando, para definir uma função usamos a declaração function seguida do bloco de comandos que compreende a função. Para chamá-la é só referenciar o nome da função seguido de parêntesis.

Sintaxe mínima:

function nomeDaFuncao()
{
     comandos;
}

Invocação (chamada à função):

nomeDaFuncao();


Dica

Em javascript, é recomendável agrupar todas as definições de funções dentro da seção <head> do documento html. Isso garante que não haja o risco de uma função ser chamada antes que a mesma seja declarada.