1.4 - Navegadores de HTML

Os navegadores (ou "browsers", ou "visualizadores") são softwares capazes de interpretar as marcações da linguagem HTML e, assim, apresentar o seu conteúdo adequadamente. Os navegadores também são responsáveis em apresentar uma nova página quando uma ligação é ativada (com o clique do mouse, ou quando o endereço da página é fornecido explicitamente). Um navegador, ao receber o endereço de uma página (que pode estar localizada em qualquer lugar do mundo), estabelece uma conexão com a origem da página e traz os arquivos necessários para a adequada apresentação do conteúdo da página (que pode incluir uma imagem, um som etc.).

termo.gif (3184 bytes)

O termo original em inglês, browser, se traduzido ao pé-da-letra, significa  "folheador". Esta denominação tem origem na metáfora que estabelece a comparação entre o hipertexto e o livro - como se o usuário, ao transitar entre as páginas do hipertexto, estivesse folheando as páginas de um livro.

O termo Navegador tem origem na metáfora que estabelece a comparação entre o ato de transitar entre as páginas do hipertexto e ato de navegar.

O primeiro navegador gráfico para a Web foi o Mosaic (1991). Atualmente, existem diversos navegadores disponíveis no mercado, sendo que os mais utilizados são o Netscape Navigator e o Microsoft Internet Explorer. Podem ser adquiridos gratuitamente a partir do endereço:

Netscape:
http://www.netscape.com/computing/download/

Internet Explorer:
http://www.microsoft.com/downloads/

Mosaic:
http://www.ncsa.uiuc.edu/SDG/Software/Mosaic/