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O
EVENTO |
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O Núcleo
de Computação Eletrônica da UFRJ - NCE, vêm
convidá-lo a participar de um evento destinado àqueles
que desejam aprofundar seus conhecimentos no interessante mundo de
Jogos Eletrônicos para computadores.
Trata-se
do evento Game Weekend, a ser realizado no no NCE, sábado,
dia 13 de maio, das 9 às 13 horas.
O evento
consiste em uma série de quatro palestras, ministradas por
especialistas da área e destinadas tanto a iniciantes quanto
àqueles que já possuem conhecimento técnico
e que desejam conhecer mais deste empolgante universo.
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COMO
SE INSCREVER |
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Para se inscrever,
acesse aqui!
Poderão participar os 70 primeiros inscritos, que deverão
trazer, no dia do evento, 1 Kg de alimento não perecível.
A seleção será feita por ordem de inscrição.
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CERTIFICADO |
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O Núcleo
de Computação Eletrônica emitirá um certificado
de participação a todos que assistirem às palestras,
a ser entregue no final do evento.
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PROGRAMAÇÃO |
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Palestra
1: Game Design
Palestrante:Pedro Demasi
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Quais
são os elementos necessários à criação
de um Jogo Eletrônico? Que tipo de jogos existem? Como seria
o fluxo de desenvolvimento de um Jogo?
Estas
e outras perguntas serão elucidadas nesta palestra de abertura
do evento que habilitarão o ouvinte a iniciar uma estratégia
de planejamento de seu projeto de jogo.
Pedro
Demasi - Mestre em Informática em 2003, Atualmente trabalha
na empresa M1nd Corporation que desenvolveu o jogo Alien Revolt.
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Palestra
2: Game Engines
Palestrante:Bruno Grieco |
Nesta
palestra serão examinadas as ferramentas para o desenvolvimento
de jogos. Será mostrado como funciona um “engine”
para jogos 3D amplamente utilizado pelo mercado, e a abrangência
da tecnologia de um jogo em todas as áreas de pesquisa da ciência
da computação: redes, sistemas operacionais, computação
gráfica e inteligência artificial.
Bruno Grieco
- Atualmente cursa o mestrado em Informática do NCE/IM/UFRJ
e é membro da comunidade de desenvolvedores do Torque Game
Engine.
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Palestra
3: Computação Gráfica
Palestrante:João Assis |
Da imaginação
à tela. Qual o percurso que um modelo tridimensional faz, de
sua modelagem à sua apresentação no monitor do
computador. Um processo chamado de “Pipeline Gráfico”.
Nesta
palestra será mostrada a complexa álgebra linear escondida
por trás das espantosas explosões dos jogos.
João
Assis - Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
em 1995 pelo Universidade Técnica de Lisboa, atualmente é
analista de sistemas do NCE.
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Palestra
4: Inteligência Artificial
Palestrante:Adriano Cruz |
Atirar
ou Esquivar? Como um personagem de Jogos Eletrônicos decide
qual ação tomar em uma determinada situação
?
A inteligência
artificial é, hoje em dia, o grande desafio para transformar
um boneco inanimado em um oponente digno que tire suas noites de
sono.
Adriano
Cruz - Doutor em Computação em 1988 pela University
of Southampton Inglaterra. Atualmente é professor do curso
de Ciência da Computação da UFRJ e coordenador
do grupo LUDUS de jogos eletrônicos.
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CRONOGRAMA |
Sábado
13 de maio de 2006 |
08:30h |
Credenciamento |
09:00h |
Game
Design - Game Engines |
10:30h |
Coffee
Break |
11:00h |
Computação
Gráfica - Inteligência Artificial |
12:30h
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Encerramento
e entrega dos certificados |
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INSTALAÇÕES |
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Nossas
instalações contam com laboratórios de informática
destinados exclusivamente para treinamento, com modernos equipamentos
e sofisticada infra-estrutura de apoio. (veja
aqui)
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INFORMAÇÕES |
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