O EVENTO
 
O Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ - NCE, vêm convidá-lo a participar de um evento destinado àqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos no interessante mundo de Jogos Eletrônicos para computadores.

Trata-se do evento Game Weekend, a ser realizado no no NCE, sábado, dia 13 de maio, das 9 às 13 horas.

O evento consiste em uma série de quatro palestras, ministradas por especialistas da área e destinadas tanto a iniciantes quanto àqueles que já possuem conhecimento técnico e que desejam conhecer mais deste empolgante universo.

  COMO SE INSCREVER
 

Para se inscrever, acesse aqui!

Poderão participar os 70 primeiros inscritos, que deverão trazer, no dia do evento, 1 Kg de alimento não perecível. A seleção será feita por ordem de inscrição.

  CERTIFICADO
 

O Núcleo de Computação Eletrônica emitirá um certificado de participação a todos que assistirem às palestras, a ser entregue no final do evento.

  PROGRAMAÇÃO
 

Palestra 1: Game Design
Palestrante:Pedro Demasi

Quais são os elementos necessários à criação de um Jogo Eletrônico? Que tipo de jogos existem? Como seria o fluxo de desenvolvimento de um Jogo?

Estas e outras perguntas serão elucidadas nesta palestra de abertura do evento que habilitarão o ouvinte a iniciar uma estratégia de planejamento de seu projeto de jogo.

Pedro Demasi - Mestre em Informática em 2003, Atualmente trabalha na empresa M1nd Corporation que desenvolveu o jogo Alien Revolt.

Palestra 2: Game Engines
Palestrante:Bruno Grieco
Nesta palestra serão examinadas as ferramentas para o desenvolvimento de jogos. Será mostrado como funciona um “engine” para jogos 3D amplamente utilizado pelo mercado, e a abrangência da tecnologia de um jogo em todas as áreas de pesquisa da ciência da computação: redes, sistemas operacionais, computação gráfica e inteligência artificial.

Bruno Grieco - Atualmente cursa o mestrado em Informática do NCE/IM/UFRJ e é membro da comunidade de desenvolvedores do Torque Game Engine.

Palestra 3: Computação Gráfica
Palestrante:João Assis
Da imaginação à tela. Qual o percurso que um modelo tridimensional faz, de sua modelagem à sua apresentação no monitor do computador. Um processo chamado de “Pipeline Gráfico”.

Nesta palestra será mostrada a complexa álgebra linear escondida por trás das espantosas explosões dos jogos.

João Assis - Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em 1995 pelo Universidade Técnica de Lisboa, atualmente é analista de sistemas do NCE.

Palestra 4: Inteligência Artificial
Palestrante:Adriano Cruz
Atirar ou Esquivar? Como um personagem de Jogos Eletrônicos decide qual ação tomar em uma determinada situação ?

A inteligência artificial é, hoje em dia, o grande desafio para transformar um boneco inanimado em um oponente digno que tire suas noites de sono.

Adriano Cruz - Doutor em Computação em 1988 pela University of Southampton Inglaterra. Atualmente é professor do curso de Ciência da Computação da UFRJ e coordenador do grupo LUDUS de jogos eletrônicos.

  CRONOGRAMA
Sábado 13 de maio de 2006
08:30h
   Credenciamento
09:00h
   Game Design - Game Engines
10:30h
   Coffee Break
11:00h
   Computação Gráfica - Inteligência Artificial

12:30h

   Encerramento e entrega dos certificados
   
   INSTALAÇÕES
 

Nossas instalações contam com laboratórios de informática destinados exclusivamente para treinamento, com modernos equipamentos e sofisticada infra-estrutura de apoio. (veja aqui)

   INFORMAÇÕES
 

Telefone: 2598-3333
E-mail: sec_cursos@nce.ufrj.br
Site: http://www.nce.ufrj.br