Inteligência Computacional

Doutorando do IM-NCE/UFRJ
Membro do LabIC - NCE/UFRJ

O Sistema NeuroTexto

O NeuroTexto é um sistema ICR do tipo off-line cuja tecnologia vem sendo inteiramente desenvolvida no LabIC (Laboratório de Inteligência Computacional) do NCE-UFRJ e sua finalidade é processar formulários de concursos de forma automática e eficiente. O sistema já se encontra em fase de protótipo e apresentando resultados bastante animadores. O NeuroTexto é constituído de várias fases que vão desde a captura e digitalização da imagem do formulário até a crítica do resultado do reconhecimento pelo usuário e geração da base de dados alvo. Cada fase corresponde a um módulo do sistema que compreende funções bem específicas. A estrutura do sistema bem como uma breve explicação de cada módulo são apresentados a seguir.

Módulos constituintes do sistema NeuroTexto

Aquisição de formulários: é o módulo responsável pela captura do formulário em seu formato físico e o armazenamento de sua imagem em formato digital.

Configuração do formulário base: neste módulo o usuário elege um formulário como sendo a base e define em cima dele as posições das regiões de interesse (campos, marcadores, códigos de barras, assinaturas, etc.), que serão as referências para a extração das regiões de interesse dos outros formulários.

Extração das Regiões de Interesse: a partir das configurações estabelecidas no formulário base, o módulo de extração das regiões de interesse se encarrega de localizar e extrair estas regiões da imagem de cada um dos formulários adquiridos.

Segmentação dos campos: dentre as regiões de interesse extraídas, apenas as que devem ser reconhecidas são endereçadas ao módulo de segmentação, para que se obtenha apenas imagens de caracteres isolados.

Extração das características: é o módulo encarregado de extrair da imagem de cada caractere um conjunto de características numéricas que representam a “assinatura” daquele caractere.

Reconhecimento dos caracteres: recebe como entrada as “assinaturas” dos caracteres e devolve como saída, para cada caractere, um conjunto de 26 valores, se este for uma letra, ou 10 valores, se for um algarismo. Cada um destes valores é interpretado como uma pontuação que associa o caractere à classe correspondente.

Validação do reconhecimento: sua finalidade é dar confiabilidade ao resultado do reconhecimento das letras por meio da aplicação de técnicas de correção de erros, modificando ou confirmando o resultado do reconhecimento de uma letra.

Apresentação do resultado: é o módulo que exibe ao usuário do sistema os resultados do reconhecimento e da validação, para que compare visualmente os resultados com as respectivas imagens dos campos e realize as eventuais correções.

Crítica do resultado: estabelece regras para determinados campos que, quando cumpridas, eliminam inconsistências que se devem, principalmente, a erros de preenchimento cometidos pelos candidatos e não mais a erros cometidos pelo sistema.

Banco de dados do sistema: é responsável pela transferência de informações de um módulo para outro e, ao final de um ciclo de funcionamento do sistema, armazena todas as informações produzidas por cada módulo. Parte destas informações é de interesse do contratante do serviço e é enviada ao banco de dados alvo, enquanto o restante é eliminado.

Banco de dados alvo: armazena as informações que devem ser enviadas ao contratante do serviço, ou seja, as imagens dos formulários, as fotografias dos candidatos, as assinaturas e, evidentemente, os resultados do processo de reconhecimento.

Conclusões

Mesmo com níveis de desempenho considerados satisfatórios, a pesquisa em reconhecimento de caracteres está longe de ser esgotada. Até agora, o sucesso dos sistemas OCR não pôde ser alcançado pelos sistemas ICR, e mesmo os OCR’s ainda apresentam algumas limitações. Limitações estas que estão presentes tanto nas técnicas de tratamento e de extração de informações dos caracteres quanto nas próprias técnicas de reconhecimento. Dentre os sistemas ICR, o bom desempenho está limitado ao reconhecimento de caracteres isolados. Os ICR’s para escrita cursiva, tanto do tipo on-line quanto do tipo off-line, ainda estão longe de apresentar resultados satisfatórios e, por isso, este desafio ainda ocupará as mentes dos entusiastas por um bom tempo.