Sistemas Operacionais

Group Policies do Win XP

Nilson Theobald Barbosa
Analista de Suporte NCE/UFRJ

O gerenciamento através de Group Policy permite ao administrador de um domínio Windows Server 2003 ou Windows 2000 Server definir de forma centralizada configurações para todos os servidores e desktops membros do domínio. As políticas definidas em uma Group Policy podem ser aplicadas a um dado SITE, DOMAIN ou OU (Organization Unit) e são suportadas por máquinas executando Windows Server 2003, Windows 2000 Professional, Windows 2000 Server e Windows XP Professional.

O uso de Group Policy permite ao administrador automatizar a tarefa de manter os computadores do domínio padronizados sob as normas definidas pela empresa ou instituição, administrar de maneira centralizada todos os computadores através de uma única console, implementar políticas de segurança de forma rápida e eficiente, implementar de forma fácil padrões de utilização para grupos de usuários e simplificar tarefas administrativas, tais como updates e instalações de aplicações.

Utilizando Group Policy o administrador pode definir configurações específicas para grupos de usuários e computadores criando Group Policy Objects (GPO’s). Estes GPO’s são criados pela ferramenta gpedit.msc (Group Policy Object Editor) e agem sobre objetos do Active Directory, tais como sites, domínios e unidades organizacionais.

Figura: Exemplo de como proibir o acesso ao Painel de Controle a todos os usuários membros de uma OU

A seguir temos as principais áreas de atuação de uma Group Policy na configuração de um computador cliente:
- Alteração do registry da máquina: através de GP’s podemos alterar diretamente configurações do registry da máquina destino como, por exemplo, definir o papel de parede do computador, desabilitar o acesso a certas opções do start menu, impedir a modificação de parâmetros da rede, impedir o acesso ao CD-rom ou ao floppy, etc.
- Segurança e restrição ao uso de software não autorizado: podemos criar políticas que impedem a execução, por parte dos usuários ou computadores alvo da política, de programas não autorizados.
- Distribuição e instalação de pacotes de software: podemos definir pacotes de software, obrigatórios ou opcionais, que sejam instalados automaticamente, como por exemplo, atualizações de antivírus, utilitários, updates do sistema operacional, etc.
- Criação de scripts: através de políticas de grupos podemos criar scripts de startup e shutdown (ou seja, são executados quando ligamos e desligamos o computador) e scripts de logon e logoff (ou seja, são executados quando um usuário entra ou sai da máquina).
- Criação de profiles remotos e redirecionamento de pastas: através de políticas de grupo podemos fazer com que os profiles dos usuários sejam gravados remotamente em um servidor na rede ao invés de localmente. Além disso, podemos também definir que a pasta “Meus Documentos”, por exemplo, seja gravada num servidor, de forma transparente para o usuário, facilitando, assim, operações de backup destes arquivos.

Para criar uma política de grupo e automaticamente aplicá-la a uma OU (organization unit) devemos clicar com o botão direito do mouse na OU desejada, clicar em propriedades e clicar na barra “Group Policy”. A console gpedit.msc será executada e será possível editar as políticas para esta OU. É importante lembrar que o método preferencial para criação de políticas de grupo atualmente não este e sim através da GPMC (Group Policy Management Console, ou gpmc.msi), que pode ser baixado a partir do site da Microsoft (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=0A6D4C24-8CBD-4B35-9272-DD3CBFC81887&displaylang=en). A GPMC unifica em um só ponto a criação e edição de group policies, permite fazer backup e restore de GPO’s e gera relatórios com a Resultant Set of Policy (RSoP) de uma determinada máquina ou usuário, facilitando a tarefa do administrador para identificar rapidamente que políticas estão efetivamente aplicadas na máquina em questão.

Ao usar Group Policy em diversos níveis deve-se ter em mente a hierarquia e a herança destas políticas. As definições podem ser aplicadas a um site, a um domínio, a uma unidade organizacional e localmente em um computador. A ordem de aplicação é sempre primeiro a política local da máquina, depois a de site, em seguida de domínio e por último a de OU. Como cada política aplicada sobrescreve a anterior, a prioridade é inversa à ordem de aplicação, sendo, portanto a política aplicada a uma unidade organizacional a mais prioritária.
Os administradores de sistemas Windows têm à sua disposição hoje aproximadamente 1600 settings de políticas de grupo, aplicáveis a computadores e usuários, permitindo que praticamente todas as configurações dos computadores membros de um domínio sejam administradas por alguns cliques de mouse a partir de uma única estação, diminuindo a necessidade de deslocamento de equipes de suporte e diminuindo drasticamente o custo de configuração, updates e instalação de software.