descadastro
site NCE

Web Services

artigos publicados

Serviços Web – Uma breve introdução (Parte 2)

Sérgio Manuel Serra da Cruz, M.Sc.
Analista de Suporte NCE/UFRJ

Com o objetivo de finalizar a segunda parte deste artigo apresentamos um pequeno exemplo que envolve a construção de um serviço Web e um cliente bem simples, eles serão construídos em Java e poderão ser executados no Apache AXIS versão 1.2, que é um framework usado para construir processadores SOAP, ele permite que ser crie os serviços web e seus clientes.

Configurando o Axis

Para instalar o Axis, acesse o site http://ws.apache.org/axis/ e faça o download da versão 1.2. Para instalá-lo basta descompactar o arquivo .ZIP. A seguir, crie uma variável de ambiente %AXIS_HOME%. Não se esqueça de adicionar todos os arquivos . JAR do diretório AXIS_HOME/lib na variável CLASSPATH.

Configurando o servidor Apache Tomcat

Os Web Services Java são publicados através de servidores Tomcat que atuam como um Web container. Para configurá-lo, copie o diretório Axis localizado em AXIS_HOME/webapps/ para o diretório webapps do seu Tomcat.
Inicie o Tomcat e verifique se a sua instalação foi executada com sucesso, para isso, basta selecionar os links disponíveis na página de administração (digite no nagevador http://127.0.0.1:8080/axis/)

Criando meu primeiro serviço Web
Agora apresentaremos um serviço Web muito simples, ele será capaz de efetuar soma de números inteiros. Abra um editor de texto qualquer e digite:

public class Calculadora {
   public int somar( int a, int b ) {
   return a + b;
   }

Salve o arquivo com Calculadora.java. Agora, é necessário publicar o serviço Web sob a forma de um endpoint JWS. Para isso, renomeie o arquivo para Calculadora.jws e mova-o para o diretório de aplicações Web do Tomcat (WebApps).

Publicando meu primeiro serviço Web

Uma vez publicado é necessário iniciar o Tomcat. Para acessar o Web Service Calculador, digite no seu navegador (http://127.0.0.1:8080/axis/Calculadora.jws). Então, você poderá ver o WSDL que foi gerado automaticamente velo AXIS. A partir deste ponto, você já está pronto para codificar um cliente que fará uso do Web Service Calculadora.

Este serviço Web é bem simples, porém ele apresenta algumas desvantagens, como por exemplo: A classe não pode fazer parte de nenhum pacote, além disso não podemos utilizar outros tipos, senão os primitivos da linguagem Java. Finalmente, é sempre necessário ter o fonte java disponível no Tomcat.

Testando meu primeiro serviço Web

A partir deste ponto, você poderá codificar um pequeno programa Java (ou em qualquer outra linguagem) que seja capaz de invocar o serviço Web Calculadora. Observe que o seu serviço Web já está publicado e não foi necessário fornecer nenhum tipo de código para que qualquer pessoa tenha acesso serviço Web, basta que ela consulte o seu WSDL.

Para criar um cliente Java é necessário gerar as classes Stub para o cliente acessar o Web
Service. Assim, acessamos o WSDL do Web Service e o salvamos em disco. Em seguida utilizamos a ferramenta WSDL2Java para gerar o cliente. Em uma janela de comandos digite:

java org.apache.axis.wsdl.WSDL2Java Calculadora.wsdl -o src

Agora, basta criar o programa cliente propriamente dito. Faça um pequeno programa Java de acordo com o código abaixo:

CalculadoraServiceLocator loc = new CalculadoraServiceLocator();
   Calculadora calc = loc.getCalculadora();
   int result = calc.somar( 1, 2 );
   System.out.println( result );

Salve, compile e execute seu programa.

página principal

Núcleo de Computação Eletrônica