Ensino
Bem-vindo ao CNA-NCE/UFRJ

Seja bem-vindo ao Cisco Networking Academy do NCE/UFRJ (Instituto Tércio Pacitti/Universidade Federal do Rio de Janeiro). Neste site você obterá as informações necessárias para se vincular ao CISCO NETWORKING ACADEMY PROGRAM - CNAP, um programa de formação e qualificação profissional de nível internacional.

Certificação CISCO

O Cisco Networking Academy Program - CNAP é um programa destinado a formar profissionais na área de redes de computadores. Este programa está implementado em diversos países e já qualificou mais de 200.000 profissionais. Além da qualificação, o programa tem por objetivo prover ao aluno um certificado de qualidade, com reconhecimento internacional.

A condição privilegiada dos certificados Cisco garante, tanto para os graduandos, alunos do ensino médio, engenheiros, informatas e outros, a certeza de um diferencial na hora de obter um emprego. Os instrutores do programa têm reconhecimento internacional e fazem parte do cadastro de instrutores certificados pela Cisco. Os alunos passam a integrar um banco de talentos que permite às empresas procurarem o profissional que melhor se adapta às suas necessidades.

No Brasil, a Cisco Systems Inc. estabeleceu parceria com diversos centros de ensino, chamadas de Academias Locais, de forma a estabelecer uma rede de formação profissional com cobertura nacional e garantindo a qualidade de ensino.

O NCE/UFRJ foi convidado a participar desse processo como uma Academia Regional, tendo sob sua responsabilidade qualificar e certificar os professores do programa e garantir a qualidade de ensino em todas as Academias Locais em sua área de cobertura.

As academias regionais treinam instrutores e as academias locais treinam o usuário final. O CNA-NCE/UFRJ atua tanto como Academia Regional, quanto como Local. Atualmente, o NCE/UFRJ é uma das academias que mais tem oferecido cursos no Brasil.

Duração do Programa

  • A Cisco divide o programa em 4 módulos, num total de 320 horas/aula.
Módulos
  • 1º módulo: arquiteturas/tecnologias de rede
  • 2º módulo: instalação e operação de roteadores
  • 3º módulo: uso de protocolos de roteamento, uso de listas de acesso e a instalação e operação de switches
  • 4º módulo: tecnologias de Wan e projeto de redes.
Curso para instrutores (somente para Academias Cisco)
  • São apresentados em tempo corrido com aula o dia todo (08:30 às 18:00h), tendo uma duração de: 10 dias para o 1º módulo, 8 dias para o 2º, e 5 dias para os restantes.
Treinamento para alunos
  • Normalmente é feita com carga horária semanal de 12 horas, completando um módulo praticamente em dois meses de aula (80 horas por módulo).