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Umidade do Ar


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Para construir o terceiro modelo, é colocada para a turma a seguinte questão:

    Em um dia chuvoso uma roupa molhada ou uma poça d'água vão demorar para secar ou não?

    É sugerido que os alunos construam um modelo para esse problema.

    Para representar o problema é apresentado o modelo umidadear3

  Neste modelo o aluno deverá chegar a conclusão que em dias de chuva, a umidade do ar aumenta, logo a velocidade de evaporação diminui, o que vai provocar uma demora no processo de secagem da roupa e da poça de água.

Considerações

  Com estes modelos os alunos deverão chegar a conclusão que em dias de chuva, a umidade do ar aumenta, fazendo com que a velocidade de evaporação diminua e as pessoas passam a ter uma sensação agradável e vice-versa.

  Atividades complementares podem ser exploradas, e os modelos podem ser modificados acrescentando outras variáveis tais como:

· O clima quente e seco (baixa umidade)/clima frio e úmido (alta umidade), para analisar seu efeitos evaporação do suor, ou seja, na absorção de calor pela pele.
· A temperatura e as estações do ano.
· Pode-se acrescentar gráficos da temperatura, da umidade do ar, da velocidade de propagação e analisar se seus efeitos estão coerentes com o que foi discutido.

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